Multiplicação rápida da mandioca (Manihot esculenta Crantz): duas técnicas que podem beneficiar os produtores / Quick multiplication of mandioca (Manihot esculenta Crantz): two techniques that can benefit producers

Clarismar de Oliveira Campos, Ruy de Carvalho Rocha, José Humberto Felix de Souza

Resumo


A mandiocultura é muito importante para o Brasil e em especial para o Nordeste Brasileiro, sendo cultivada notadamente pelo pequeno produtor rural e em especial para o sistema de agricultura familiar, responsável por mais de 70% do que vem para a mesa do brasileiro. Um dos maiores problemas da mandiocultura, é quanto a disponibilidade de manivas, para plantio na época certa. Assim sendo, desenvolveu-se na Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (UNEB/DTCS), Cadeira de Convivência com o Semiárido, em Juazeiro, BA., uma adaptação de tecnologia, preconizada de sistema rápido, onde partindo-se de uma planta, ao cabo de um ano e meio, poderemos obter 22.500 plantas.


Palavras-chave


Manihot esculenta, maniva, propagação assexuada.

Texto completo:

PDF

Referências


CENTRO INTERNACIONAL DE AGRICULTURA TROPICAL. Multiplicación acelerada de material genético promissário de yuca: Guia de estúdio. Cali, 1982. 28p.

CONCEIÇÃO, A. J. A mandioca. 3a ed. São Paulo: Nobel, 1981. 382p. il.

FUKUDA, C. Doenças da mandioca. Cruz das Almas,BA.: EMBRAPA-Centro Nacional de Mandioca e fruticultura. 1993. p.53-56. ( EMBRAPA/CNPMF - Instruções práticas para o cultivo de mandioca).

OLIVEIRA, K.A & SILVA, J.R.R. A contribuição das oficinas de educação ambiental na formação de cidadãos. Brazilian Journal of Animal and Environmental Research, Curitiba, v.4, n.1, p. 244-257 jan./mar. 2021.

ROCA, W. M.; MROGINSKI, L. A. Cultivo de tejidos em la agricultura: fundamentos y aplicaciones. Cali: CIAT, 1991. 1991. 969p.




DOI: https://doi.org/10.34188/bjaerv4n2-029

Apontamentos

  • Não há apontamentos.