Mapeamento de falhas em uma rede de distribuição de água em Maceió, Brasil Flaws mapping in a water distribuition network in Maceió, Brazil

Autores

  • Yasmin de França Costa Pimentel Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Rafael Lessa Pacheco
  • Jessé Marques da Silva Junior Pavão
  • Aldenir Feitosa dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.34188/bjaerv4n1-099

Palavras-chave:

Mapeamento, Rede de distribuição de água, Falhas.

Resumo

O sistema de distribuição é fundamental para o fornecimento de água potável de consumo humano, e funciona através de uma complexa rede com equipamentos e tubos de diferentes diâmetros e materiais. Quanto maior for a incidência de falhas diagnosticadas nestes dispositivos, maiores serão as demandas por recursos hídricos e os impactos no meio ambiente, visto que boa parte dos volumes de água se perde em função da ocorrência das falhas supracitadas. Objetivou-se com esta pesquisa identificar e mapear as características e as falhas da rede de distribuição do Distrito de Medição e Controle José Sampaio Luz, em Maceió - Brasil. Esta pesquisa baseou-se no levantamento das características desta rede a partir de documentos disponibilizados pela Companhia de Saneamento de Alagoas, e trabalhou seus dados em Sistemas de Informações Geográficas, com o uso de um software gratuito. Os resultados apontaram que o diâmetro mais frenquente no Distrito é o de 75 mm, que o material mais utilizado é o ferro fundido, e que de todas as 127 falhas identificadas, 103 referiam-se a falta de lacre nos hidrômetros instalados. Sugere-se, que a manutenção corretiva dos hidrômetros com problemas detectados tenha caráter prioritário nas ações de combate a falhas e da gestão local.

Referências

ANDRADE SOBRINHO, R.; BORJA, P. C. Gestão das perdas de água e energia em sistema de abastecimento de água da Embasa: um estudo dos fatores intervenientes na RMS. Eng Sanit Ambient, 21 v. 21, n. 4, p.783-795, 2016.

ARNESEN, A. S.; PADOVESE, L. R.; MIKI, M. K.; CARVALHO, M. A. S. Sistema digital de pesquisa de vazamentos de água: desenvolvimento de plataforma, gravações e análises de sinais. Revista DAE, v. 64, n. 201, p. 33-44, jan/abr. 2016.

COSTA, E. S. Alteração do ponto de alimentação da rede objetivando a redução de perdas: estudo de caso. Dissertação (Mestrado). Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo. Curso de Mestrado em Engenharia Civil. 112f. Campinas – SP, 2014.

COSTA, R. F. Áreas de controle e recorrência de vazamentos em redes de abastecimento de água. In: XIV ENaSB SILUBESA - Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2010, Porto.

MORAIS, D. C.; CAVALCANTE, C. A. V.; ALMEIDA, A. T. Priorização de áreas de controle de perdas em redes de distribuição de água. Pesquisa Operacional, v. 30, n. 1, p. 15-32. 2010.

MOTTA, R. G. Importância da setorização adequada para combate às perdas reais de água de abastecimento público. Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo. Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Curso de Mestrado em Engenharia. 176f. São Paulo – SP, 2010.

NASCIMENTO, R. B. Análise e gerenciamento de redes de distribuição de água com suporte em Sistema de Informações Geográficas (SIG). Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Pernambuco. Centro de Tecnologia e Geociências. Curso de Mestrado em Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação. 96f. Recife – PE, 2009.

ORELLANA, A. Contribuição ao estudo do planejamento de reabilitação de redes de distribuição de água. Dissertação (Mestrado). Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo. Curso de Mestrado em Engenharia Civil. 128f. Campinas – SP, 2011.

PHILIPPI JR, A.; MARTINS, G. Águas de abastecimento. In: PHILIPPI JR, A. (editor) Saneamento, saúde e ambiente: fundamentos para um desenvolvimento sustentável. Barueri: Manole, 2005. p. 117-180.

PIMENTEL, Y. F. C.; PACHECO, R. L.; MELO, A. J. A.; PAVÃO, J. M. S. J.; SANTOS, A. F. Análise de perdas de água no Distrito de Medição e Controle José Sampaio Luz, em Alagoas. In: IX ENCCULT – Encontro Científico Cultural, 2019, Maceió.

Downloads

Publicado

2021-03-08

Como Citar

Pimentel, Y. de F. C., Pacheco, R. L., Pavão, J. M. da S. J., & dos Santos, A. F. (2021). Mapeamento de falhas em uma rede de distribuição de água em Maceió, Brasil Flaws mapping in a water distribuition network in Maceió, Brazil. Brazilian Journal of Animal and Environmental Research, 4(1), 1232–1239. https://doi.org/10.34188/bjaerv4n1-099

Edição

Seção

Artigos originais