Meio Ambiente e Comunidade: educação, oportunidades e desafios / Environment and Community: education, opportunities and challenges

Jéssica Raposa Rocha, Jóice Azeredo Silva, Tainara Araujo Dias, Victor Vigario Ballarini, Anderson ae Moraes Soares Júnior, Nathan Pereira da Costa Correa, Marcos Alexandre Teixeira

Resumo


A Educação Ambiental (EA) é um conceito amplamente discutido e abordado no contexto atual, porém qual metodologia empregar é assunto de pesquisa e análise. Neste trabalho, o método de EA utilizado é analisado acerca dos impactos das ações para o público alvo com a finalidade de sempre aprimorar as iniciativas e avaliar os pontos assertivos e as lições aprendidas. No âmbito do projeto Reflorestamento do Morro Boa Vista em Niterói / RJ que teve uma preocupação em buscar o envolvimento da população local as ações de recuperação da área degradada, foi feita uma avaliação da ação de EA que envolvia levar as crianças para realizar o plantio de mudas nas áreas em recuperação. Essa análise foi realizada um ano pós ação, para avaliar os efeitos a médio prazo. A escolha metodológica foi a aplicação de um questionário aberto, cujo roteiro de perguntas foi aplicado, por meios remotos (telefone, em função da pandemia) em parte do público alvo envolvido na ação. Os resultados indicam a importância do engajamento e presença de uma figura de liderança da comunidade e registro da ação nas mídias sociais. É observado, também, que o plantio da muda pela criança é validado como serviço ambiental quanto mais reconhecida por um meio externo, seja figura de referência ou no compartilhar do registro de mídia, porém ainda não resultou na formação do vínculo com a área, sugerindo a necessidade da frequência das ações para incorporação desta experiência como exercício de cidadania e responsabilidade para com o meio ambiente.


Palavras-chave


Educação, Reflorestamento, Participação popular, Entrevistas, Avaliação.

Texto completo:

PDF

Referências


CABRERA, L. G. C. A Educação Ambiental como ferramenta de mitigação dos problemas ambientais de Maringá-PR. Monografia de Especialização (Esp. em Gestão Ambiental em Municípios) - Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.

ROCHA, et al. Integrating Urban Society and Environment: an Experience. Anais WEB 5.0, Niterói: PGEB, 2019.

WICK, M. A. L.; SILVA, L. F. Unidades de conservação e processos em educação ambiental. Revista Brasileira de Educação Ambiental, 10(1), 201-220, 2015. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/ download/2013/1349. Acesso em: 08 jul. 2020.




DOI: https://doi.org/10.34188/bjaerv4n1-043

Apontamentos

  • Não há apontamentos.