Mapeamento dos pontos de descarte inadequado de resíduos sólidos urbanos no Bairro Cereja, Bragança/PA / Mapping of improper disposal points of urban solid waste in Bairro Cereja, Bragança/PA

Izabelle Victória Silva Lopes, Tiago Cristiano Santos de Oliveira, Luiz Antonio Soares Cardoso

Resumo


Muitos debates são criados em decorrência da problemática do aumento descontrolado de resíduos sólidos descartados inadequadamente nos centros urbanos. O conhecimento das diversas formas de descartes inadequados de resíduos sólidos em áreas urbanas, é de fundamental importância para qualquer que seja a tomada de decisão, no sentido de atenuar a problemática. Contudo, esse tipo de identificação, mesmo se tratando de um mesmo município, pode apresentar diferenças pontuais de acordo com as peculiaridades inerentes às diversas características de localização e formação dos seus bairros. Partindo desta lógica, o trabalho em questão teve como objetivo realizar o mapeamento dos pontos de descarte inadequado de resíduos sólidos urbanos no bairro do Cereja, localizado na cidade de Bragança, estado do Pará, com auxílio de ferramentas de geotecnologias. A pesquisa foi desenvolvida através das seguintes etapas: revisão bibliográfica, pesquisa de campo, com aplicação de questionário estruturado aos moradores, registros fotográficos, utilização do aplicativo GPS Status para coleta das coordenadas UTM, tratamento dos dados em planilha eletrônica no Microsoft Excel e confecção dos mapas no Software QGis. Ao final das etapas citadas, se tornou possível a apresentação dos resultados em mapas e gráficos e, a partir de então, a realização de proposições de medidas mitigadoras aos impactos identificados. Através da pesquisa em campo, foi possível observar que de fato há coleta de resíduos sólidos no bairro, porém existem poucos pontos para o despejo adequado do mesmo, o que acaba levando alguns moradores os despejarem na frente de suas casas ou nas ruas. Outro fator importante identificado, foi a ineficiência da participação do poder público em relação à políticas de sensibilização da população, por meio de atividades de educação ambiental. Em contrapartida, alagamentos e doenças causadas, potencialmente, pela problemática, não são tão comuns no bairro pesquisado.


Palavras-chave


coleta de resíduos sólidos, gestão pública, Sistemas de Informação Geográfica.

Texto completo:

PDF

Referências


ABRELPE. Panorama dos Resíduos Sólidos Urbanos no Brasil. 15 edição, 2017.

BRASIL. Lei 12.305 de agosto de 2010. Presidência da República. Casa Civil. Brasília, 2010. Disponível em: . Acesso em:13/12/2017.

BRASIL. A Lei N 11.445, De Saneamento Básico. Presidência da República. CasaCivil.Brasília2010Disponívelem:. Acesso em:13/12/2017.

CEZAR, L. C.; BARBOSA, T. R. C. G.; REIS, M. C. T.; JÚNIOR, F. F. Panorama acadêmico sobre resíduos sólidos: Análise da produção científica a partir do marco legal do setor. Revista Metropolitana de Sustentabilidade, vol. 5, nº 2, p. 14-33, São Paulo-SP, 2015.

COSTA, T. O. Eventos de precipitação extrema associados às inundações na área urbana de Bragança/PA. Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria-RS, 2014.

FITZ, P. R. Cartografia básica. Editora Oficina de Textos, São Paulo-SP, 2008a.

FITZ, P. R. Geoprocessamento sem complicação. Editira Oficina de Textos, São Paulo-SP, 2008b.

IBGE. Censo demográfico 2014. Disponível em: Acesso: 15/12/2017.

GODECKE, M. V.; NAIME, R. H.; FIGUEIREDO, J. A. S. O consumismo e a geração de resíduos sólidos urbanos no Brasil. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental, vol. 8, nº 8, p. 1700-1712, 2012.

PLANO AMBIENTAL MUNICIPAL DE BRAGANÇA/PA - Secretaria Municipal de Meio Ambiental de Bragança, 2013.




DOI: https://doi.org/10.34188/bjaerv4n1-031

Apontamentos

  • Não há apontamentos.