A importância do tempo, temperatura e embalagem durante o armazenamento de ovos comercializados em estabelecimentos varejistas do bairro do Recreio dos Bandeirantes no município do Rio de Janeiro - RJ / The importance of time, temperature and packing during storage of eggs comercialized in single selling commerce in Recreio dos Bandeirantes neighbourhood, in Rio de Janeiro county, Rio de Janeiro State

Erika Astrid Caminha Helman, Marina Jorge de Lemos, Emanuela Lima de Oliveira Galindo, Paloma Cunha Cavour Ricciardi Marquezine, Jose Clebson dos Santos, Joice Bento da Silva, Priscila Teles Quintanilha, Paula Peixoto Sjostedt

Resumo


Os ovos são alimentos altamente nutritivos e muito consumidos no Brasil pelo valor acessível. É de extrema importância que os ovos sejam comercializados e armazenados em condições adequadas para garantir uma melhor qualidade de suas propriedades. O presente trabalho teve como objetivo avaliar o efeito do tempo, temperatura e embalagens durante o armazenamento de ovos de galinhas comerciais. O experimento foi realizado no Laboratório de Tecnologia de Alimentos da Universidade Estácio de Sá (UNESA), Campus Vargem Pequena – RJ. Utilizaram-se 120 ovos em embalagem de isopor e ovos em embalagem de favo de papelão cobertos por filme plástico, provenientes de poedeiras leves produzidas em granjas comerciais e adquiridos em três supermercados do bairro Recreio dos Bandeirantes, município do Rio de Janeiro - RJ. As análises consistiram em dois períodos (0 e 7 dias), sendo uma amostra de 60 ovos frescos analisada no dia zero e outra amostra de 60 ovos armazenados em duas diferentes condições: temperatura ambiente e geladeira, sendo 5 de cada tratamento (tipo de embalagem x temperatura de armazenagem), analisada no sétimo dia de estocagem. As variáveis analisadas foram: o peso do ovo (g), a unidade Haugh (UH), o índice de gema e a espessura da casca (mm). A análise no dia zero do experimento demonstrou que os ovos frescos comercializados nos três principais pontos comerciais do bairro do Recreio dos Bandeirantes possuem bons padrões de qualidade interna independente do tipo de embalagem comercializada. Os ovos analisados no sétimo dia de armazenamento demonstraram que a perda da qualidade observada foi maior em temperatura ambiente. Assim, concluiu- se através deste estudo que ovos conservados em condições de temperatura de refrigeração obtiveram melhores resultados.


Palavras-chave


estocagem, qualidade e Unidade Haugh.

Texto completo:

PDF

Referências


ALCÂNTARA, B. J. Qualidade físico-química de ovos comerciais: avaliação e manutenção da qualidade. Disciplina: SEMINÁRIOS APLICADOS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. Goiânia – GO, 2012.

AQUINO, D.R. Embalagem e tempo de armazenamento sobre a qualidade de ovos vermelhos mantidos em refrigerador. 32p. Trabalho de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus de Cuiabá, 2016.

BARBOSA, V.M. Avaliação da qualidade da casca dos ovos provenientes de matrizes pesadas com diferentes idades. Arq. Bras. Med. Vet. Zootec., v.64, n.4, p.1036-1044, 2012.

BRASIL. Ministério da Agricultura e do Abastecimento. Secretaria de Defesa Agropecuária. Divisão de Inspeção de Carnes e Derivados – DICAR. Resolução 005 de 19/11/91 da Coordenação de Inspeção de Produtos de Origem Animal - CIPOA. 1991.

BRASIL. Portaria nº1, de 21 de fevereiro de 1990. Normas Gerais de Inspeção de Ovos e Derivados, 1990.

GIAMPIETRO- GANECO, A., SCATOLINI-SILVA, A.M., BORBA, H., BOIAGO, M.M., LIMA, T.M.A., SOUZA P.A. Estudo comparativo das características qualitativas de ovos armazenados em refrigeradores domésticos. Ars Veterinária Jaboticabal, SP, v.28, n.2, 100-104, 2012.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA ESTATISTICA. IBGE. Sistema IBGE

de recuperação automática. Quantidade de ovos produzidos - Primeiros Resultados (mil dúzias), 4º trimestre 2019. Disponível em:

. Acesso em: 15 fev. 2020.

KRAEMER, F.B.; HUTTEN, G.C.; TEIXEIRA, C.E.; PARDI, H.S.; MANO, S. Avaliação da qualidade interna de ovos em função da variação da temperatura de armazenamento. Revista Brasileira de Ciência Veterinária, v. 10, n. 3, p. 145-151, 2003.

LANA, S.R.V.et al.Qualidade de ovos de poedeiras comerciais armazenados em diferentes temperaturas e períodos de estocagem. Rev. Bras. Saúde Prod. Animal, Salvador, v.18, n.1, p.140-151 jan./mar., 2017.

LEMOS, M. J. Estudo comparativo da inclusão de aditivos zootécnicos na ração de codornas japonesas em produção. 2015. 82p. Tese (Doutorado em Zootecnia). Instituto de Zootecnia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2015.

LIMA, L. G. Influência da Temperatura, período de armazenamento e da cor da casca na qualidade interna e externa de ovos de poedeiras comerciais. 2012. 69 p. Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Universidade Federal de Alagoas. Centro de Ciências Agrárias, Rio Largo, 2012.

MULLER, F.P., MACHADO, P. R., PINHEIRO, T. L.F., Conservação de ovos de galinha: avaliação da qualidade sob diferentes condições de estocagem. Revista eletrônica Nutrição Brasil, v.16, n3, 2017. Disponível em:

Acesso em 10 fev. 2020.

PIRES, M. F. Aspectos de Qualidade Físico-Química em Microbiológica de ovos comerciais. 40 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2013.

PIRES et al. Fatores que afetam a qualidade dos ovos de poedeiras comerciais. Nutritime Revista Eletrônica, Viçosa, v.12, n.6, p.4379-4385: Nov/Dez 2015.

SANTOS, M. S. V. et al. Efeito da temperatura e estocagem em ovos. Ciência e tecnologia de alimentos, Viçosa, v. 29, n. 3, 2009.

USDA. Egg-grading manual. Washington: Department of Agriculture, 2000. 56p. (Agricultural Markenting Service, 75).

VILELA, D.R, et al. Qualidade interna e externa de ovos de poedeiras comerciais com cascas normal e vítrea. Ciência Animal, Brasil. Goiânia, v.17, n.4, p. 509 -518, out./dez. 2016.




DOI: https://doi.org/10.34188/bjaerv3n4-138

Apontamentos

  • Não há apontamentos.