Estruturas de madeira: um olhar para a formação acadêmica dos futuros profissionais / Timber structures: a look at the academic education of future professionals

Bruna Fernandes do Nascimento, Diego Felipe Leal de Sousa, Edehigo Feitosa de Santana, Eudes de Souza Barbosa, Eustaquio Almeida, Lucas Nascimento de Carvalho

Resumo


 O uso da madeira como material estrutural ainda é pouco difundido no Brasil, diante disto, é fundamental um bom conhecimento do material para o seu uso racional. A formação profissional, em relação a exploração da grandeza de potencialidade, e a falta de conhecimento do material gera nos profissionais um preconceito em relação a utilização da madeira. Profissionais da construção civil precisam ser incentivados a entender os valores deste material e as vantagens da sua aplicabilidade, fazendo-os entender que é possível potencializar a utilização da madeira através de projetos inovadores. A pesquisa foi realizada através de dados divulgados pelo Inep e pelas instituições de ensino superior que se destacaram no Enade no ciclo 2017. Observou-se com a realização desta pesquisa, uma necessidade de equilíbrio na carga horária da disciplina de estruturas de madeira como forma de incentivo de aplicação deste material para os futuros profissionais da engenharia civil e arquitetura.


Palavras-chave


Material de construção, Ensino superior, Construção de madeira, Cálculo de estruturas.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, Manuel Antônio de et al. Revista de Ciências Exatas e da Terra. 2. ed. São Paulo: Unigran, 2013.

BITTENCOURT, R.M. Diagnóstico do Ensino da Madeira nos Cursos de Engenharia. In: XXIX CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO DE ENGENHARIA, Anais eletrônico - NTM052, 2001, Porto Alegre. Anais.... Porto Alegre: Pontifícia Universidade Católica, 2001.

DIAS, Antônio Alves et al. Estruturas de Madeiras: projetos, dimensionamentos e exemplos de cálculos . 2 - 1. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2019.

FEITOZA, Roberto. TRABALHO DE SISTEMAS. 2015. Disponível em: . Acesso em: 01 maio 2019.

GESUALDO, F. A. R. ESTRUTURAS DE MADEIRA, 2003. Disponível em: . Acesso em: 01 maio 2019.

JONSSON, R. Prospects for timber frame in multi-storey house building in England, France,

Germany, Ireland, the Netherlands and Sweden. School of Technology and Design, 2009.

v. Report n° 52.

REMADE. Revista da Madeira. Remade, 2009. Disponível em: . Acesso em: 01 maio 2019.

SHIGUE, Erich Kazuo Difusão da construção em madeira no Brasil: agentes, ações e produtos / Erich Kazuo Shigue; orientador Lucia Shimbo. -- São Carlos, 2018. 249 p.

YOUNGS, Robert L. Forests and forest plants – Vol. II - History, Nature, and Products of wood. EOLSS Publications 2009. Disponível em: . Acesso em: 30 abr. 2019.

ZANI, A. C. Repertório arquitetônico das casas de madeira de Londrina - PR. Londrina: Antônio Carlos Zani. 2005.




DOI: https://doi.org/10.34188/bjaerv3n4-082

Apontamentos

  • Não há apontamentos.