Impactos da indústria do minério quartzito na sociedade de Varzea/PB: um estudo de caso sob o prisma da ACV-S / Impacts of the quartzite minerals industry in the Varzea/PB society: a case of study the ACV-S prism

Autores

  • Sibele Thaíse Viana Guimarães Duarte
  • Eunice Ferreira Carvalho
  • Luana Francimaria Oliveira Da Silva
  • George Ferreira De Sousa

DOI:

https://doi.org/10.34188/bjaerv3n4-057

Palavras-chave:

ACV-Social, Responsabilidade social, Sustentabilidade.

Resumo

A ACV-Social (Avaliação Social do Ciclo de Vida) é uma metodologia que surgiu como uma proposta de aprimoramento da ACV (Avaliação do Ciclo de Vida), com vistas a proporcionar um direcionamento verdadeiramente sustentável. O estudo de caso apresentado foi realizado sob a ótica desta metodologia e tem como objetivo, identificar impactos potenciais e não potenciais proporcionados pela indústria de transformação do minério quartzito, em uma das categorias de partes interessada da ACV-Social, a sociedade. Foi desenvolvido através de uma pesquisa de campo, na indústria de moldagem do minério quartzito na cidade de Várzea, Paraíba, a partir de indicadores referentes à categoria sociedade, extraídos de documentos da ISO 26000, Instituto ETHOS e GRI (Global Reporting Initiative). Sob o prisma de visão dessa metodologia, puderam-se perceber práticas relacionadas ao gerenciamento de impacto sobre o meio ambiente e o ciclo de vida de produtos e serviços, assim como, apresentar as porcentagens de impactos potenciais e não potenciais de cada subcategoria da sociedade, de acordo com a UNEP (2009). A empresa apresentou uma responsabilidade ambiental, porém, apenas como reação a sanções de órgão como o IBAMA, ou a partir de dificuldades encontradas para a realização de sua atividade. No contexto social, não há um verdadeiro envolvimento da mesma.

Referências

Livro

DICIONARIO AURELIO. Dicionário de língua portuguesa. Positivo, 2012.

CHEHEBE, J. R. B. Analise do Ciclo de Vida de Produtos: Ferramenta gerencial da ISO 14000. QUALITYMARK, 1998.

ISO 26000. Guidelines for Social Responsibility. Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) 1ª Ed. Rio de Janeiro, 2011.

JACOBI, P. EDUCAÇÃO AMBIENTAL, CIDADANIA E SUSTENTABILIDADE. USP, 2003.

MUELLER, C. F. Logística Reversa Meio-ambiente e Produtividade. GELOG, UFSC, 2005.

SEBRAE. Indicadores Ethos-Sebrae De Responsabilidade Social Empresarial Para Micro E Pequenas Empresas. São Paulo, 2013.

UNEP/SETAC. Guidelines for social life cycle assessment of products. United Nations Environment Programme, Paris, 2009.

UNEP/SETAC. The Methodological sheets for subcategories in Social Life Cycle Assessment (S-LCA), United Nations Environment Programme, Sweden, 2013.

UNITED NATIONS. DEVELOPMENT AND INTERNATIONAL ECONOMIC CO-OPERATION: ENVIROMENT. Report of the world commission on environment and development. August, 1987.

Artigos

BOTELHO, J; DUARTE, S. T. V. G; INFANTE; C. E. D .de C. “Avaliação social do ciclo de vida:integração de indicadores teóricos”. XX Simpósio de Engenharia da Produção (SIMPEP), Bauru, SP, Nov/2013.

JORGESEN a, LE-BOQC A, NAZAKINA L, HAUSCHILD M. Methodologies for social life cycle assessment. Int J Life Cycle Assess 13(2):96-103, 2008.

OMETTO, A. et.al. “Indicadores sociais como subsídios para a avaliação Social do ciclo de vida: uma revisão da literatura”. XXX Encontro Nacional de Engenharia da Produção (Enegep), São Carlos, SP, Out/ 2010.

Monografia, dissertação e tese

ALMEIDA, M. C. AVALIAÇÃO SOCIAL DO CICLO DE VIDA DE PRODUTOS: Proposta de método de avaliação preliminar do álcool etílico hidratado combustível. São Paulo, 144p., 2009. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo - Programa de Pós-graduação em Energia PPGE.

JUNIOR, A. C. INCORPORAÇÃO DE INDICADORES SOCIAIS RELACIONADOS AO TRABALHO À AVALIAÇÃO DE CICLO DE VIDA: ESTUDO DE CASO EM UMA INDÚSTRIA METAL-MECÂNICA. Curitiba, 106p., 2007. Dissertação (Mestrado) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica e de Materiais – PPGEM.

Sites

IBGE. Cidades. Disponível em: <http://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?codmun=251710> Acesso em: 01 de dezembro de 2016.

_____.Disponível em: <http://cidades.ibge.gov.br/comparamun/compara.php?lang=&coduf=25&idtema=118&codv=v01&search=paraiba|varzea|sintese-das-informacoes-> Acesso em: 01 de dezembro de 2016.

GLOBAL REPORTING INCIATIVE.GRI Guidelines. Available on:

<http://www.globalreporting.org/GRIGuidelines/2011/gri-2011-guidelines.pdt>. [Access: 10/ FEB/ 2016].

Downloads

Publicado

2020-11-04

Como Citar

Duarte, S. T. V. G., Carvalho, E. F., Silva, L. F. O. D., & Sousa, G. F. D. (2020). Impactos da indústria do minério quartzito na sociedade de Varzea/PB: um estudo de caso sob o prisma da ACV-S / Impacts of the quartzite minerals industry in the Varzea/PB society: a case of study the ACV-S prism. Brazilian Journal of Animal and Environmental Research, 3(4), 3477–3485. https://doi.org/10.34188/bjaerv3n4-057

Edição

Seção

Artigos originais