Diagnóstico das práticas relacionadas à coleta seletiva e reciclagem dos resíduos sólidos na região metropolitana de Patos – PB / Diagnosis of practices related to the selective collection and recycling of solid waste in the metropolitan region of Patos – PB

Bruna Cordeiro de Sousa, Sibele Thaíse Viana Guimarães Duarte, Dayane Renaly Lopes de Oliveira, Eunice Ferreira Carvalho

Resumo


A ampliação das áreas urbanas e o crescimento populacional bem como o aumento da produção e consumo têm contribuído, na sociedade moderna, para agravar as condições ambientais, sobretudo no cenário urbano. Por outro lado, a sociedade motivada cada vez mais pelo consumo de novos produtos (com novas embalagens), precisa desenvolver uma educação ambiental que a ensine a explorar a natureza com respeito e racionalidade,  pois a mesma  necessita dela para sua sobrevivência mas também precisa  mantê-la para as futuras gerações. Dentro desse quadro, a coleta seletiva de lixo, que é a separação de tudo o que pode ser reaproveitado, aparece não como a solução final, mas como uma das possibilidades de redução do problema, pois o lixo é composto por diversos tipos de material, grande parte reaproveitável. Na cidade de Patos todo o lixo coletado, principalmente o hospitalar,  não apresenta as mínimas condições técnicas e ambientais. Diante desse contexto esse artigo tem como objetivo geral descrever as práticas relacionadas à conscientização para a coleta seletiva e reciclagem dos resíduos sólidos na região Metropolitana de Patos-PB. Par isso foi necessário identificar as atividades realizadas pelas escolas do município, relacionadas ao tratamento dos resíduos sólidos principalmente no que se refere a coleta seletiva e; mensurar o nível de participação do poder público local no que ser refere às práticas de conscientização para o tratamento dos resíduos sólidos. A pesquisa foi realizada através de um estudo de campo, através de entrevistas com os representantes das escolas municipais e estaduais como também com o Secretário do Meio Ambiente do município. Concluiu-se assim que as práticas relacionadas à conscientização para a coleta seletiva na cidade de Patos-PB, são ainda tímidas. No âmbito das escolas do município e poder público local inexistem ainda ações contínuas que demonstrem uma compreensão mais ampla do que preconiza a Educação Ambiental, principalmente no que se refere a uma prática mais efetiva voltada para a questão do tratamento adequado aos resíduos sólidos, limitando-se apenas a ações pontuais. 


Palavras-chave


Conscientização, Resíduos Sólidos, Coleta seletiva e Reciclagem

Texto completo:

PDF

Referências


AMORIM, A.P. et al. Lixão municipal: abordagem de uma problemática ambiental na cidade de Rio Grande - RS. (2010) Disponível em: http://www.seer.furg.br/ojs/index.php/ambeduc/article/viewFile/888/920. Acesso em 02 de março de 2016.

BURSZTYN, Maria Augusta; BURSZTYN, Marcel. Fundamentos de Política e Gestão Ambiental: caminhos para a sustentabilidade. Rio de Janeiro: Garamond, 2012.

CARNEIRO, Sõnia Maria Marchiorato. Educação Ambiental e Formação de Docentes: questões de direcionamentos. VESTENE, Carla L. B. & SOUZA, F. M. Educação Ambiental em Foco. São Carlos-SP: Pedro e João Editores, 2016.

CONAMA, Conselho Nacional do Meio Ambiente. Resolução Nº 001, de 23/01/86. Dispõe sobre critérios básicos e diretrizes gerais para o Relatório de Impacto Ambiental. Disponível em: . Acesso em: 05 de março de 2016.

COSTA, Valdênia Guedes. Resíduos Sólidos: temática ambiental na comunidade e na sala de aula. Campina Grande, 2008, 35p. Monografia. (Curso de Licenciatura Plena em Química) - Universidade Estadual da Paraíba.

DIAS, Reinaldo. Gestão ambiental: responsabilidade social e sustentabilidade. São Paulo: Atlas, 2006.

DIELHL, Astor Antônio & TATIM, Denise Carvalho. Pesquisa em ciências sociais aplicadas: métodos e técnicas. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004.

ECOSAM – Consultoria em Saneamento Ambiental LTDA. LIMA, José Dantas de. (Coord.) Plano Municipal de Gestão Integrada de Paros-PB. João Pessoa, 2014.

FADINI, Pedro Sérgio; BARBOSA, Almerinda Antônia Fadini. Lixo: desafios e compromissos. Cadernos Temáticos de Química Nova na Escola. São Paulo: Edição especial, Maio 2001. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/cadernos/01/lixo.pdf. Acesso em: 27 de abril de 2016.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

GOLDSTEIN, Ilana. Responsabilidade social: das grandes corporações ao terceiro setor. São Paulo: Ática, 2007.

GUMIEL, Fabricio; NETO, José Lopes Soares. Estudo e implantação de sistema de coleta seletiva e reciclagem em habitações coletivas: estudo de caso no condomínio solar Tocantins, 2009. Disponível em: http://www.catolica-to.edu.br/portal/portal/downloads/docs_gestaoambiental/projetos2009-2/4-periodo/Estudo_e_implantacao_de_sistema_de_coleta_seletiva_e_reciclagem_em_habitacoes_coletivas_estudo_de_caso_no_condominio_solar_tocantins.pdf. Acesso em: 02 de março de 2016.

IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Sinopse por Setores. Disponível em: http://www.censo2010.ibge.gov.br/sinopseporsetores/?nivel=st> Acesso em: 26 Abr. 2016.

MEDEIROS, Ênio da Silva. Análise das ações viabilizadoras da coleta seletiva de resíduos sólidos urbanos na cidade de Patos-pb, 2015, 23p.Artigo (Curso de Administração) Universidade Estadual da Paraíba.

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Planos de gestão de resíduos sólidos: manual de orientação(Apoiando a implementação da Política de resíduos sólidos: do Nacional ao Local). Brasília, 2012.

MUCELIN, C. A.; BELLINI, M. Lixo e impactos ambientais perceptíveis no ecossistema urbano. Revista Sociedade & Natureza. Uberlândia, n. 20, v. 1, p. 124. 2008

PEREIRA, Maria de Fátima Rodrigues. A importância do Saneamento Ambiental e da Gestão Sustentável do Lixo em Regiões de Favelas – O caso prático do Morro do Andaraí, 2004. (Mestrado em Engenharia Ambiental pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro). Disponível em: http://www.peamb.eng.uerj.br/trabalhosconclusao/2004/PEAMB2004MFPereira.pdf. Acesso em: 17 de abril de 2016.

PRIMON, Cátia S. F. O Trabalho de Educação Ambiental nos Ensinos Fundamental II e Médio. VESTENE, Carla L. B. & SOUZA, F. M. Educação Ambiental em Foco. São Carlos-SP: Pedro e João Editores, 2016.

RIBEIRO, H.; BESEN, G.R. 2007. Panorama da Coleta Seletiva no Brasil: Desafios e Perspectivas a partir de Três Estudos de Casos. INTERFACEHS – Revista de Gestão Integrada em Saúde do Trabalho e Meio Ambiente. v.2, n.4, Artigo 1, Ago.

RUBERG, C., AGUIAR, A., PHILIPPI JR., A. 1998. Promoção da Qualidade Ambiental através da Reciclagem de Resíduos Sólidos Domiciliares. In: II Simpósio Internacional de Qualidade Ambiental – Gerenciamento de Resíduos e Certificação Ambiental. Porto Alegre, 26 a 28 de out., 1998. Anais: Porto Alegre. p.163-167.

SEIFFERT, Mari Elizabete Bernardini. Gestão ambiental: Instrumentos, esferas de ação e educação ambiental. 2. Ed. São Paulo: Atlas, 2011.

MATOS, Richer de Andrade; ROVELLA, Syane Brandão Caribé. Do crescimento econômico ao Desenvolvimento Sustentável: Conceitos em evolução. Disponível em: http://www.opet.com.br/faculdade/revista-cc-adm/pdf/n3/. Acesso em 03 de março de 2016.

SILVA, Malvina da. et.al. A importância da Educação ambiental na escola e a reciclagem do lixo orgânico. Disponível em: http://eduvalesl.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/OqT8ChKZ3qwitpp_2015-12-19-2-22-31.pdf. Acesso em o3 de março de 2016.

SANTANA, A. H. et al. Conscientização ambiental para sustentabilidade. Braz. J. Anim. Environ. Res., Curitiba, v. 3, n. 3, p. 1212-1223, jul./set. 2020

SIQUEIRA, A.A.; SEMENSATO, L.R. Resíduos Sólidos: problemas e desafios (2014). Disponível em: http://www.unifaj.edu.br/NetManager/documentos/Residuos_solidos.pdf. Acesso em: 03 de março de 2016.

SOUSA, Antônio Augusto Pereira de; OLIVEIRA, Djane de Fátima; FARIAS, Givanildo Gonçalves de; JORDÃO, Mercília Tavares. Agenda ambiental: Gestão socioambiental. Campina Grande: EDUEPB, 2011.

VIEIRA, Elias Antônio. Lixo – Problemática Socioespacial e Gerenciamento Integrado: a experiência de Serra Azul, 2006. (Tese de doutorado pela Universidade Estadual Paulista). São Paulo. Disponível em: http://periodicos.ufsm.br/reget/article/viewFile/3946/2331. Acesso: 04 de maio de 2016.




DOI: https://doi.org/10.34188/bjaerv3n4-043

Apontamentos

  • Não há apontamentos.