Retrofit em filtro de mangas com mangas plissadas para filtração de particulados de chumbo / Retrofit in sleeve filter with plied sleeves for filtration of lead particulates

Luciano Peske Ceron, Sandra Mara Oliveira Einloft, Rosane Angelica Ligabue

Resumo


O chumbo é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde como um dos elementos químicos mais perigosos para a saúde humana, sendo o mais utilizado dos metais não ferrosos. O maior uso do chumbo é em indústrias de óxidos de chumbo, fabricação de baterias e reciclagem do chumbo industrializado. Este artigo apresenta uma alternativa de produção tecnológica mais limpa e economicamente viável, integrada aos processos industriais de filtração de chumbo, com aplicação de mangas plissadas de poliéster em empresa deste setor, substituindo as mangas convencionais de não tecidos. Os resultados mostram a diminuição de emissão para a atmosfera, devido a uma maior área útil das mangas plissadas e consequente maior eficiência de captação de particulados de chumbo.

Palavras-chave


Manga Plissada, Não tecido, Particulados.

Texto completo:

PDF

Referências


AR AMBIENTAL. Manual Filtro de Mangas. 3. ed, Cajamar: Ar Ambiental, 2004.

BARROS, J. H. Parecer relativo ao tratamento de resíduos industriais perigosos. 2000.

Disponível em: Acesso em: 26 fev. 2014.

BWF. PTFE membrane coated filter media in comparison with needlona mps concept. 5. ed, Germany: BWF, 2007.

CONAMA. Resolução CONAMA 382/2006 - Limites máximos de emissão de poluentes atmosféricos para fontes fixas. Brasília: CONAMA, 2008, 928 p.

DIAS, T. Indústria de borracha livre de particulados. Meio Filtrante, São Bernando do Campo, v. 7, n. 32, p. 32-36, mai. 2008.

DICKENSON, C. Filters and Filtration Handbook. 3 ed. Oxford: Elsevier Advanced Technology, 1994.

DITTLER, A.; KASPER, G. Patchy cleaning of rigid filter media – Experimental determination of ransient regeneration phenomena, 1999.

RENNER TÊXTIL. Manual Técnico de Fibras. 2. ed., Cachoeirinha: Renner Têxtil, 2001.

TOCCHETTO, M. R. L. Gerenciamento de resíduos sólidos industriais. Santa Maria: UFSM, 2005, 97 f. Graduação (Química Industrial), Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2005.

TOMAZZONI, F. Economia de ar comprimido nos filtros de manga do sistema de despoeiramento de alumina da empresa Alunorte - Alumina do Norte do Brasil S.A. 2007. 128 f. Graduação (Faculdade em Engenharia) – Departamento de Engenharia Química, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.

VIANA, F. L. E.; ROCHA, R. E. V. Benchmarking Interno: aplicação na manufatura de uma organização do setor de transformação de plásticos. Santa Maria, p.34-45, 2009. Disponível em: Acesso em: 20 ago. 2009.




DOI: https://doi.org/10.34188/bjaerv3n4-025

Apontamentos

  • Não há apontamentos.