Avaliação da perda de calor em um aquecedor solar de baixo custo utilizando as leis de Fourier e Newton / Evaluation of heat loss in a low cost solar heater using the laws of Fourier and Newton

Autores

  • João Vicente Zampieron
  • Andressa Maria Guilherme Ferreira
  • Ana Carolina Querino Faria

Palavras-chave:

Transferência de calor, materiais recicláveis, energia renovável.

Resumo

O presente trabalho trata de uma construção de um sistema de aquecedor solar de baixo custo. Foi construído um protótipo com geometria circular. Foi acompanhado os níveis de radiação solar a fim de verificar as variações de temperatura do reservatório, boiler e canalizações que os sistemas propostos poderiam atingir. Tais dados foram tabelados e calculados através das equações da Lei de Fourier e Lei do Resfriamento de Newton, foram calculados fatores para medir a temperatura ambiente e a perda de temperatura para conhecer as quantidades de calor estocadas e perdidas pelo sistema, com um baixo custo. Foram obtidos as temperaturas de 38,14ºC interna e externa de 27ºC e das canalizações 39,71ºC . Então se obteve a quantidade de calor do boiler que foi de 752,4 kJ e as perdas ficaram em torno de 9°C, o que sugere que o sistema é altamente viável.

Referências

FILHO, L.R.A.G. Avaliação do conforto térmico de aquecedores solares compostos por embalagens reaproveitáveis utilizando modelos de regressão polinomial. Revista Energia Agricultura, v.31, p273-281, 2016.

INCROPERA,F.; DeWitt,D. Fundamentos de transferência de calor e de massa: 4. ed. Rio de Janeiro: Editora S.A, 1998.

MOGAWER, T.; SOUZA, T.M. Sistema Solar de Aquecimento de Água para Residências Populares. Anais 5º ENCONTRO ENERGIA MEIO RURAL, 2004.

PRADO,C.; GUIMARÃES,G. Banho quente-frio ou frio qual e a melhor temperatura para o seu corpo. https://vivabem.uol.com.br/noticias/redacao/2017/09/13. Acesso em: 25/07/2018.

SANCHES, V.F.; TUPAN, L.F.S. Aplicação da energia solar fotovoltaica em um dispositivo de baixo custo por redução nos gastos com energia elétrica. Revista Uningá, v.51, p48-50, 2017.

SCHUNEMAN, M.H.Z.; PIOVESAN, T.R.;PIRES,D.M. XXVIII - CONGRESSO REGIONAL DE INICIAÇÃO E TECNOLÓGICA EM ENGENHARIA, Ijuí –RS,Brasil,2017.

Downloads

Publicado

2019-04-10

Como Citar

Zampieron, J. V., Ferreira, A. M. G., & Faria, A. C. Q. (2019). Avaliação da perda de calor em um aquecedor solar de baixo custo utilizando as leis de Fourier e Newton / Evaluation of heat loss in a low cost solar heater using the laws of Fourier and Newton. Brazilian Journal of Animal and Environmental Research, 2(2), 690–695. Recuperado de https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJAER/article/view/1719

Edição

Seção

Artigos originais