Répteis Depositados no CETAS/IBAMA, Teresina-Piauí / Reptiles Deposited at CETAS / IBAMA, Teresina- Piauí

Wanderson Gabriel Gomes de Melo, Mariana Pacheco de Sousa, Eglésia Rodrigues Leite Fernandes, Diego Fernandes dos Santos Silva Leite, Laide Danielle Coelho da Silva Chaves, Ana Paula Fonseca Barros, Tairine Melo Costa, Kamilla Nogueira Soares

Resumo


O Brasil é considerado o país com a maior biodiversidade e tem sido alvo de comercialização e exportação de espécies da fauna e flora de forma ilícita. Este trabalho teve como objetivo apresentar dados referentes ao número e espécies de répteis depositados no CETAS-PI no período de janeiro de 2012 a dezembro de 2015. A pesquisa foi realizada a partir da análise quantitativa e qualitativa dos registros de entrada de répteis, apreendidos, recolhidos ou entregues voluntariamente pela população em todo o estado, na unidade do CETAS-PI, o que totalizou 173 espécies de répteis depositados. A espécie de maior acolhimento foi Chelonoidis carbonaria (jabuti), seguido por Boa constrictor (jiboia), Phrynops geoffroanus (cágado-de-barbicha), Iguana iguana (iguana) e Bothrops jararaca (jararaca). Estes resultados reforçam a necessidade de aprofundar os estudos sobre as principais espécies vítimas do tráfico, a fim de verificar os impactos desta ação sobre as populações locais, além de orientar ações de conservação da natureza no estado.


Palavras-chave


Apreensão de fauna, Preservação, Sustentabilidade

Texto completo:

PDF

Referências


Oliveira YR. Levantamento de animais silvestres recebidos pelo Criadouro Conservacionista da Universidade do Vale da Paraíba [Trabalho de Conclusão de Curso]. São José dos Campos: Faculdade de Educação e Artes da Universidade do Vale da Paraíba; 2014.

Brasil. Diário Oficial da Republica Federativa do Brasil (2011). Lei Complementar nº 150. Brasilia, DF: Senado Federal; 2011.

Renctas. 1º Relatório Nacional sobre o Tráfico de Fauna Silvestre. Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres; 2001; 107.

Bérnils RS, Costa HC. Répteis Brasileiros: lista de espécie. Sociedade Brasileira de Herpetologia. 2012; 2.

Shiau TW, Hou PC, Wu SH, Tu MC. A survey on alien pet reptiles in Taiwan.Taiwania. 2006; 51(2):71-80.

Moura SG. Animais Silvestres Recebidos pelo Centro de Triagem do IBAMA no Piauí no ano de 2011. Enciclopédia Biosfera. 2012; 8(15):1752.

Lopes PRD. Comércio de animais silvestres. Biokos. 1991; 5(1):49-56.

Pimentel PCB, Santos JM. Diagnóstico do tráfico de animais silvestres no estado da Bahia: identificação, quantificação e caracterização das espécies-alvo. Revista Diálogo & Ciência (Online). 2009; 3(8).

Freitas ACP, Oviedo-Pastrana ME, Vilela DAR, Pereira PLL, Loureiro LOC, Haddad JPA et al. Diagnóstico de animais ilegais recebidos no centro de triagem de animais silvestres de Belo Horizonte, Estado de Minas Gerais, no ano de 2011. Ciência Rural. 2015; 45:163-170.

Brasil. Diário Oficial da Republica Federativa do Brasil (2011). Lei Complementar nº 140. Brasilia, DF: Senado Federal; 2011.




DOI: https://doi.org/10.34188/bjaerv3n3-140

Apontamentos

  • Não há apontamentos.