Gestão de recursos hídricos – estudo de caso: “laticínio do Colégio Agrícola Estadual Manoel Ribas” / water management – case study: dairy of an State Agricultural School

Ana Cláudia Ueda, Magali Bernardes Maganhini

Resumo


O setor industrial de laticínios é uma atividade de grande importância na economia brasileira. Atualmente, sua atuação transfere uma quantidade significativa dos poluentes para o ar, solo e água. Para mitigar a poluição, é necessário um esforço conjunto, com o objetivo de minimizar a geração de poluentes pelas indústrias, buscando uma produção de forma sustentável. As questões ambientais devem estar focadas no produto, onde a lógica mostra que é mais barato e eficiente prevenir danos ambientais do que tentar controlá-los ou remediá-los. Os principais impactos ambientais do setor de laticínios estão relacionados principalmente ao alto consumo de água e à geração de efluentes com alta concentração de orgânicos. O consumo médio normal está entre 1,0 e 6,0 litros de água/kg de leiterecebido, entretanto é possível otimizar o processo para que ocorra redução desses índices. O objetivo deste trabalho é propor a gestão dos recursos hídricos no Laticínio do Colégio Agrícola Estadual Manoel Ribas, por meio de ferramentas da Gestão Ambiental. O trabalho foi desenvolvido em etapas que foram desde o levantamento da documentação industrial, situação dos processos e dos dados de vazões e temperaturas de correntes de água e efluentes nos processos. Após os levantamentos, todas as informações foram agrupadas, com indicação das demandas de água e geração de efluentes. Conclui-se que proposta de Gestão de Recursos Hídricos não envolve alterações de processos, não necessitando de equipamentos e investimentos elevados e, como boa parte da água utilizada não sofre contaminação, ela pode ser utilizada em outros locais da escola, minimizando o consumo de água no estabelecimento e evitando o desperdício de água.


Palavras-chave


Laticínio, Gestão de Recursos Hídricos, Reuso, Reciclagem.

Texto completo:

PDF

Referências


BRIÃO, Vandré Barbosa. Estudo de prevenção à poluição em uma indústria de laticínios. 2000. 71 p. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química). Universidade Estadual deMaringá, Maringá, 2000.

Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental – CETESB. Guia Técnico Ambiental da Indústria de Produtos Lácteos Série P+L. São Paulo, 95 p, 2008.

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA. Embrapa Gado de Leite – Estatísticas do leite. Disponível em: http://www.cnpgl.embrapa.br/nova/informacoes/estatisticas/producao/producao.php. Acesso em: 26 jun. 2013.

PARANÁ. Resolução N° 051/2009/SEMA. Dispensa de Licenciamento e/ou Autorização Ambiental Estadual de empreendimentos e atividades de pequeno porte e baixo impacto ambiental. Disponível em: http://www.ambienteduran.eng.br/system/files/publicador/LEGISLACAO/ESTADUAL/RESOLUCAO_SEMA_51_2009.pdf Acesso em: 20 jan. 2012.




DOI: https://doi.org/10.34188/bjaerv3n3-132

Apontamentos

  • Não há apontamentos.