Proposta de implantação de sistema de reuso de água proveniente de condicionadores de ar em uma instituição de ensino do Amazonas / Proposal for the implementation of a water reuse system from air conditioners in an educational institution in Amazonas

Átila Sielskis Vieira Ermes, Jussara Socorro Cury Maciel, Kirssia Matos Isaac Sahdo

Resumo


No Amazonas, devido às altas temperaturas da região, os condicionadores de ar são comumente utilizados. Sabe-se que a água proveniente desses aparelhos, na maioria dos casos, não possui um destino específico, sendo despejada no esgoto convencional, no sistema de drenagem de águas pluviais em locais inapropriados. Este estudo tem como objetivo sugerir a implantação de um sistema de reuso da água proveniente de condicionadores de ar, no Instituto Federal do Amazonas. Para isso, escolheu-se um bloco da Instituição, fez-se um levantamento da quantidade e tipos de máquinas e mediu-se a vazão de água gerada. Observou-se que a vazão obtida tem valor significativo, aproximadamente 2000L por dia. Com esses dados, elaborou-se um projeto preliminar de implantação de um sistema de reuso da água e um orçamento, a fim de analisar o custo-benefício. Torna-se relevante por propor um sistema que tornará a Instituição um exemplo de sustentabilidade para a região, por meio dos benefícios socioambientais, incentivando o reuso de água e uso racional dos recursos hídricos na região propostos.


Palavras-chave


Sustentabilidade, Reuso de água, Custo-benefício, Condicionadores de ar

Texto completo:

PDF

Referências


ANTONOVICZ, D.; WEBER, R. G. B. PMOC - Plano de Manutenção Operação e Controle - nos condicionadores de ar do Câmpus Medianeira da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. TCC – Curso de graduação de Tecnologia em Manutenção Industrial, Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Medianeira. 2013. Disponível em: . Acesso em janeiro de 2020.

BARBOSA,T.; COELHO, L. Sustentabilidade por meio do reúso da água dos aparelhos de ar-condicionado da faculdade de tecnologia deputado Waldyr Alceu Trigo – fatecsertãozinho, 2016. Disponivel em: . Acesso em janeiro de 2020.

CARVALHO, N. L.; HENTZ, P; SILVA, J. M.; BARCELLOS, A. L. Reutilização de águas residuárias. Disponível em: . Acesso em janeiro de 2020.

FORTES, P. D.; JARDIM, P. G.; FERNANDES, J. G. Aproveitamento de água proveniente de aparelhos de ar condicionado. In: SIMPÓSIO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO TECNOLÓGICA.Resende, 2015. Disponível em:< https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos15/37822430.pdf> .Acesso em fevereiro de 2020.

GONÇALVES, L. P. Condicionamento de ar e sua evolução tecnológica. São Paulo: Universidade Anhembi Morumbi, 2005. Disponível em: . Acesso em janeiro de 2020.

HESPANHOL, I. Água e saneamento básico - uma visão realista. Em: Águas doces do Brasil: capital ecológico, uso e conservação. Escrituras, 1999.

LEAHEY, A. Posso beber a água coletada do ar-condicionado? Disponível em: . Acesso em fevereiro de 2020.

MOTA. Utilização da água de sistemas de ar condicionado visando o desenvolvimento sustentável. Universidade Estadual de Maringá. Maringá, PR, 2011. Disponivel em:. Aesso em fevereiro de 2020.

NUNES, R. S. Conservação da água em edifícios comerciais: potencial de uso racional e reuso em shopping center. Rio de Janeiro: Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação de Engenharia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006. Disponivel em: < http://antigo.ppe.ufrj.br/ppe/production/tesis/rtsnunes.pdf>. Acesso em janeiro de 2020.

ONU. Organização das Nações Unidas. Água: Escassez afetará metade do planeta. Disponível em: . Acesso em dezembro de 2020.

PASSOS, V. V. QUEIROZ, E. C. SOUSA, F. G. A. MOREIRA JÚNIOR, F. A. Análise do potencial de reuso nas águas de aparelhos de ar condiconado no campus do ifce sobral. Fortaleza: III Encontro Internacional de Jovens Investigadores, 2017. Disponível em: < http://prpi.ifce.edu.br/nl/_lib/file/doc1461-Trabalho/1185_Relatorio_Final_Karoline_%20PIBIC_2016_2017.pdf>. Acesso em janeiro de 2020.

RAMOS, G.P. O reaproveitamento de água em empresas de ônibus. Trabalho de conclusão (Gestão Ambiental) – Universidade Candido Mendes, Niterói, 2010. Disponivel em:< http://www.avm.edu.br/docpdf/monografias_publicadas/n203740.pdf>. Acesso em janeiro de 2020.

SOARES, S. Treinamento Linha Residencial: Pós Vendas. Apostila de Programa de Capacitação Profissional Midea Carrier, 2014.

UNESCO. Águas residuais: o recurso inexplorado. Disponível em: . Acesso em dezembro de 2020.




DOI: https://doi.org/10.34188/bjaerv3n3-087

Apontamentos

  • Não há apontamentos.