Avaliação do consumo de ovos de codorna na comunidade acadêmica da Universidade Estadual de Maringá / Evaluation of quail eggs comsumption in the academic community of the Maringa State University

Leticia Aline Lima Da Silva, José Matheus De Moura Andrade, Vitor Magalhães De Mendonça Cunha Miranda, Silvio Mayke Leite, Polyana Roeles Batista, Wesley Rogério Rodrigues

Resumo


Objetivou-se com este trabalhoavaliar o consumo de ovos de codorna dos estudantes da Universidade Estadual de Maringá. As entrevistas ocorreram no mês de março de 2019. A amostra foi composta de 150 questionários. Constatou-se que o consumo de ovos de codorna foi de 55,8% e os que não consomem de 44,2%, onde o principal motivo de não consumir é não gostar (44,43%). Os que consomem o ovo de codorna afirmam que o consumo é feito de forma mensal (85%) e que a média varia de 1 a 10 ovos por mês (90%), sendo não consumido diariamente pelos entrevistados. A principal forma de consumo dos entrevistados é feita na forma de conserva (80%) e os ovos são consumidos em casa (53%). Com isso conclui-se que o consumo de ovos pela comunidade acadêmica da UEM é médio, porém a frequência de consumo ainda é muito baixa e a quantidade de ovos consumidos por mês ainda é pequena, tendo assim uma necessidade de maior divulgação e incentivo do consumo de ovos de codorna.


Palavras-chave


Alimentação humana, Avicultura, Estudante.

Texto completo:

PDF

Referências


BARBETTA, P.A. 2008. Estatística Aplicada as Ciências sociais. 7eed revisada.

Editora da UFSC: Florianópolis – Santa Catarina.

BERTECHINI, A.G. 2010. Situação Atual e Perspectivas Para a Coturnicultura no Brasil. In: IV Simpósio Internacional e III Congresso Brasileiro de Coturnicultura. 2010. Lavras: Anais... Lavras - MG.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Panorama da População. Disponível em : Acessado em: 10 de Mai2019.

SOBRAL, F. E.S.; BRANDÃO, P.A; MARQUES, D.D. e BRITO, I.C.A. 2009

Caracterização do consumidor de ovos de codorna no município de Patos-PB. ACSA - Agropecuária Científica no Semi-Árido, v.05, 62- 66.

SOUSA, A.F. PORTELA, G.L.F. MOURA, R.L. 2013. Perfil do consumidor de ovos de codorna da cidade de Timon-MA. p12-25.




DOI: https://doi.org/10.34188/bjaerv3n3-078

Apontamentos

  • Não há apontamentos.