Estratégias para Gestão das Águas Subterraneas do Aquífero Rucuia na Região Oeste da Bahia / Strategies for Groundwater Management in the Urucuia Aquifer in Western Bahia

Paulo Henrique Prates Maia, Zoltan Romero Rodrigues

Resumo


A exploração sustentável dos aquíferos requer critérios para definição dos locais onde perfurar, distancias entre os poços e, entre estes e os mananciais superficiais, sobretudo estabelecer os volumes que podem ser extraídos do aquífero sem prejudicar as vazões dos mananciais superficiais comprometida pelas outorgas. O volume de água subterrânea que pode ser outorgado é determinado com base nas reservas do aquífero e pelas relações de suas águas com as águas superficiais. Já a preservação de sua qualidade, demanda uma avaliação de sua vulnerabilidade com uma metodologia adequada e do levantamento das fontes de impactos presentes na região. Esta pesquisa tem por objetivo propor, a partir de critérios hidrogeológicos tais como, recarga, reservas, interferência entre os mananciais, estabelecer normas para a gestão integrada dos recursos hídricos.


Palavras-chave


Gestão de Recursos Hídricos, Água Subterrânea, Aquífero Urucuia

Texto completo:

PDF

Referências


BAHIA (2003) Subprojeto 3.2 - Uso conjunto das águas superficiais e subterrâneas da sub-bacia do rio das Fêmeas - Bahia, Superintendência de Recursos Hídricos - SRH, In: Projeto de Gerenciamento Integrado das Atividades Desenvolvidas em Terra na Bacia do São Francisco, ANA/GEF/PNUMA/OEA.

Butler, J.J., Zlotnik, V.A., Tsou, M.-S. (2001). Drawdown and stream depletion produced by pumping in the vicinity of a partially penetrating stream. Ground Water 39 (5), 651–659.

Da Cruz, J. L. F. (2006) Modelagem de Fluxo Subterrâneo com Vistas à Depleção do Rio como Efeito do Bombeamento Extremo em uma Área de Estudo Situada no Oeste Baiano. Tese de Mestrado, Universidade Federal de Campina Grande.

Gaspar, M. T. P. (2006) Sistema Aquífero Urucuia: Caracterização regional e propostas de gestão. Tese de Doutorado, Instituto de Geociências/UnB.

Lima, O. A. L. (2007) Levantamentos geofísicos no aquífero Urucuia: Sub-bacias dos rios Arrojado e Formoso, Bahia. Rel. Téc., Universidade Federal da Bahia - UFBA.

Nascimento, K. R. F. (2009) Caracterização Estrutural e Hidráulica do Aquífero Urucuia Utilizando Métodos Geofísicos Tese (Doutorado) - Pós-Graduação em Geofísica. Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia.

Schuster, H. D. M. (2003) Relatório final do estudo da modelagem de fluxo subterrâneo com vistas a definição de parâmetros para outorga de mananciais subterrâneos na bacia hidrográfica do rio do Cachorro - oeste do estado da Bahia, Rel. Téc., Superintendência de Recursos Hídricos - SRH.




DOI: https://doi.org/10.34188/bjaerv3n3-066

Apontamentos

  • Não há apontamentos.