Recuperação de uma voçoroca, em Sete Lagoas/MG, um estudo para implantação de aterro de inertes / Recovery of a voçoroca, in Sete Lagoas/ MG, a study for the implementation of inert landfill

Marília Queiroz de Rezende, Monica Campolina Diniz Peixoto, Luciana Machado Oliveira, Karla Patrícia Dias da Silva

Resumo


A ausência de uma destinação correta para os resíduos da construção civil tem sido um dos principais fatores de degradação ambiental, observada no comprometimento de nascentes, no assoreamento de corpos d’água, na obstrução dos sistemas de drenagem pluvial, na ocupação de vias e logradouros públicos, entre outros. O aquecimento da indústria da construção civil tem aumentado de forma significativa a geração de resíduos do setor, ao mesmo tempo em que a administração pública tem sido desafiada a buscar soluções adequadas para o problema. O aproveitamento de voçorocas para receber os resíduos da construção civil classificados, de acordo com a Resolução CONAMA 307/2002, como resíduo Classe A, tem sido uma das alternativas aceitas pelas administrações municipais para sua destinação final, desde que realizados os estudos técnicos exigidos no licenciamento ambiental. O licenciamento ambiental de uma área destinada à implantação de um aterro para destinação final de resíduos de construção civil classe A, no Distrito de Silva Xavier, pertencente ao município de Sete Lagoas/MG, ensejou a realização da proposta de recuperação da área degradada objeto desse artigo. O artigo apresenta, portanto, os estudos e a proposta para estabilização de uma voçoroca para a instalação de um aterro de resíduos inertes da construção civil.

 


Palavras-chave


Degradação, Inertes, Voçoroca, Bioengenharia, Recuperação.

Texto completo:

PDF

Referências


Abrelpe - Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais. Disponível em http://abrelpe.org.br/download-panorama-2018-2019/

BONO, J.A.M; MACEDO, M.C.M.; TORMENA, C.A. Qualidade física do solo em um latossolo vermelho da região sudoeste dos cerrados sob diferentes sistemas de uso e manejo. Rev. Bras. Ciênc. Solo. vol.37 no.3 Viçosa May/June 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-06832013000300021&script=sci_arttext.

BOTELHO, L.A.L.A. Gestão dos Recursos Hídricos em Sete Lagoas/MG: uma abordagem a partir da evolução espaço temporal da demanda e da captação de água. 2008. 130 p. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte- MG. Disponível em: www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/1843/MPBB7QGN97/1/dissertacao_luciobotelho.pdf.

BRANDAO, V.; PRUSKI, F. F. & SILVA, D. D. (2003). Infiltração da água no Solo. 2 ed. Editora UFV: Vicosa, 98 p.

Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais-CPRM, Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais-CETEC. Informações Básicas para a Gestão Territorial: Região de Sete Lagoas-Lagoa Santa, Minas Gerais, Caracterização Geomorfológica. Belo Horizonte: Projeto Vida, 1994. 33p. Série Cartas temáticas 1.

COUTO, Laércio et al. Técnicas de bioengenharia para revegetação de taludes no Brasil. Viçosa, MG.:CBCN, 2010.118p

MANO, E. B.; PACHECO, E. B. A. V.; BONELLI, C. M. C. Meio Ambiente, Poluição e Reciclagem. 1ª Ed. Editora Edgard Blücher , São Paulo 2005.

PEREIRA, A.R. Como selecionar plantas para áreas degradadas e controle de erosão. Belo Horizonte, MG Ed. FAPI, 2006. 147p.

PILÓ, L.B. 1998. Morfologia cárstica e materiais constituintes: Dinâmica e evolução da Depressão Poligonal Macacos-Baú - Carste de Lagoa Santa, Minas Gerais. 269p. (Tese de Doutorado, Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e

Ciências Humanas da Universidade de São Paulo).

PINZÓN, A. & AMEZQUITA, E. Compactación de suelos por el pisoteo de animales en pastoreo en el piedmonte amazónico de Columbia. Past. Trop., 3:21-26, 1991

SindusCon-SPGestão Ambiental de Resíduos da Construção Civil. A experiência do Sinduscon-SP. ; Obra Limpa Comércio e Serviços Ltda; I&T- Informações Técnicas em Construção Civil S/C Ltda. São Paulo. 2005.

SINDUSCON-SP. Gestão Ambiental de Resíduos da Construção Civil: Avanços institucionais e melhorias técnicas. São Paulo. 2015. Disponível em: < https://www.sindusconsp.com.br/wp-content/uploads/2015/09/MANUAL-DE-RES%C3%8DDUOS-2015.pdf>. Acesso em: 17 de jun.2020.

TRUONG, P; VAN TAN, T.E.; PINNERS, E, Sistema de Aplicação Vetiver: manual de referencia técnica. 2ª. Edição San Antonio, Texas, USA: The Vetiver Network Internacional, 2008. 116p.

ZEE/MG – Zoneamento Econômico do Estado de Minas Gerais – disponível em: www.zee.mg.gov.br/ambiente/index.html?id=503&objeto=municipio. Acessado em 20/04/2011




DOI: https://doi.org/10.34188/bjaerv3n3-030

Apontamentos

  • Não há apontamentos.