Tratamento de esgoto por sistemas simplificados / Sewage treatment by simplified systems

Tarcisio Barcellos Bellinaso, Vania Elisabete Schneider

Resumo


Este trabalho teve como propósito realizar o tratamento de material fecal proveniente de estábulo de ordenha de bovinos utilizando sistemas de tratamentos simplificados de efluentes. Os sistemas de tratamentos simplificados utilizados foram tanque séptico e valas de infiltração e obtiveram-se como referência as normas técnicas NBR 7229/97 e NBR 13969/97 da ABNT. São apresentados os critérios utilizados para ajustar os seus parâmetros com suas respectivas justificativas, a obtenção dos valores determinados para o dimensionamento, as verificações do tanque séptico e vala de infiltração, conforme prescreve as normas técnicas supracitadas. A utilização das normas NBR 7229/97 e a NBR 13969/97 para o dimensionamento do tanque séptico e da vala de infiltração foi considerada como satisfatória, mas, ficam as sugestões da elaboração de normas técnicas de projeto, construção e operação de sistemas de tanques sépticos e valas de infiltração para estábulo de ordenha de bovinos, entre outros, utilizando critérios técnicos na área do Saneamento Básico e Construções Rurais e Ambiência pela ABNT.


Palavras-chave


Tanque séptico, Valas de infiltração, Sistemas de tratamentos simplificados.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Associação Brasileira de Normas Técnicas. Projeto, construção e operação de sistemas de tanques sépticos: NBR 7229/97. Rio de Janeiro, set. 1997. 15p.

BRASIL. Associação Brasileira de Normas Técnicas. Tanques sépticos - Unidades de tratamento complementar e disposição final dos efluentes líquidos - Projeto, construção e operação: NBR 13969. Rio de Janeiro, set. 1997. 58p.

TIGRE S.A. Tubos e Conexões. Manual Técnico Tigre: Orientações técnicas sobre instalações hidráulicas prediais / Tigre S.A. 5ª edição. Joinville: Tigre, Junho/2013. 210p. :il.

TIGRE S.A. Tubos e Conexões. Manual Técnico Tigre: Orientações sobre instalações hidráulicas e sanitárias / Tigre S.A. 2ª edição. São Paulo: Pini, 1987. 96p.: il.




DOI: https://doi.org/10.34188/bjaerv3n3-021

Apontamentos

  • Não há apontamentos.