Projeto Agrinho Solos, Preservar Também é Coisa de Criança / Agrinho Soils Project, Preserve is also a Child's Thing

Jackson Gaudeda Inglês De Lara, Gislaine Gabardo, Alexandre Soares de Agustinho, Lana Evilyn Barboza, Nathaly Eduarda Rocha, Camila Morais Cadena

Resumo


O solo é um dos recursos naturais mais importantes para a qualidade de vida do homem. A degradação dos solos constitui um prejuizo socioeconômico para as gerações atuais e representa um enorme risco para as gerações futuras. Este projeto se baseia na transmissão dos conhecimementos adquiridos sobre a preservação do solo agrícola à crianças do ensino fundamental da rede pública de ensino. O evento ocorreu no Colégio Agrícola Estadual Augusto Ribas. Realizou-se a demonstração simples e prática dos efeitos da compactação do solo e também as formas de conservação do mesmo tanto para as gerações atuais, quanto futuras. O modo da passagem do conteúdo foi a dinamização do assunto em forma: uma história infantil ilustrada baseada numa releitura da historinha “Os três porquinhos” onde, invés de porquinhos haviam formigas e, representado o lobo-mal havia um gigante. O gigante representava a compactação do solo, que destruia a casa de formigas, que representam os produtores rurais. Ao fim das apresentações pode-se notar primordialmente dois aspectos despertados nas crianças, o gosto pela leitura e a curiosidade, além de despertar o interesse das crianças sobre a importância da conservação do solo agrícola, sendo esse a base da alimentação humana e animal.


Palavras-chave


Conservação de solos, compactação, criatividade.

Texto completo:

PDF

Referências


DA SILVA, Tatiane Regina; SILVA, João Victor Freitas; MIYAZAKI, Leda Correia Pedro. A utilização de maquetes didáticas nos estudos de conservação e degradação dos solos no ensino fundamental. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista, v. 11, n. 4, 2015.

DENARDIN, José Eloir; FAGANELLO, Antônio; KOCHHANN, Anacleto. 15 de abril dia nacional da Conservação de solo: A agricultura desenvolvida no Brasil é conservacionista ou não?. Disponível em: < https://www.alice.cnptia.embrapa.br/bitstream/doc/903745/1/15deabril.pdf >. Acesso em: 29 ago. 2019.

DE LIMA, Renato Paiva; DE LEÓN, Maurício Javier; DA SILVA, Anderson Rodrigo. Compactação do solo de diferentes classes texturais em áreas de produção de cana-de-açúcar. Ceres, v. 60, n. 1, 2015.




DOI: https://doi.org/10.34188/bjaerv3n3-006

Apontamentos

  • Não há apontamentos.