Sistema para infiltração das águas pluviais no solo e subsolo de Curitiba em vias urbanizadas / A system to infiltrate pluvial water in the soil and subsoil of Curitiba’s sedimentary basin

Vinicios Hyczy do Nascimento, Ernani Francisco da Rosa Filho, Luiz Eduardo Mantovani, Eduardo Chemas Hindi

Resumo


O avanço do crescimento das cidades, por mais ordenado que seja, cria alterações no meio ambiente. Onde antes haviam matas e campos, agora existem casas, edifícios, ruas asfaltadas, galerias de águas pluviais, etc. O processo de impermeabilização do terreno é um dos fatores que alteram significativamente o ciclo hidrológico, pois impede a infiltração das águas no solo e subsolo e incrementa o seu escoamento superficial com o agravante aumento das velocidades de fluxo, causando enchentes, erosões e assoreamentos a jusante. As águas subterrâneas sofrem sensíveis alterações, pois não são recarregadas e, portanto, não alimentam os rios nas épocas de estiagem, havendo um decréscimo significativo da sua vazão de base. Neste contexto, vê-se a importância do estudo geológico da região em apreço, em especial a Formação Guabirotuba, a fim de implantar um sistema para infiltração das águas pluviais. O objetivo deste trabalho, portanto, é idealizar um sistema de controle do escoamento das águas pluviais em vias públicas, através da instalação de caixas de captação de águas pluviais dotadas de sistema de contenção e infiltração destas águas na camada não saturada do solo e subsolo da Bacia Sedimentar de Curitiba, de modo a atenuar as alterações provocadas pela impermeabilização do solo.


Palavras-chave


impermeabilização, infiltração, Formação Guabirotuba.

Texto completo:

PDF

Referências


BIGARELLA, J. J. E SALAMUNI, R. (1962) “Caracteres texturais dos sedimentos da Bacia de Curitiba”.

Boletim da UFPR – Geologia nº 7, p. 1-159.

GIUSTI. D.A. (1989) – A capital ecológica está com o lençol freático contaminado. JORNAL DO ESTADO, Curitiba, 12/07/1989. Palavras-chave: Geologia de Curitiba; Geologia Urbana; Geologia Ambiental; Hidrogeologia.

LOPES, J. A.U. - (1966) – Nota explicativa da folha geológica de Curitiba. Boletim UFPR, Geologia. Curitiba, n.20.

NBR 7181/84 - Ensaio de granulometria por peneiramento e sedimentação. ABNT -

Associação Brasileira de Normas Técnicas.

NBR 7229/93 – Projeto, construção e operação de sistemas de tanques sépticos. ABNT -

Associação Brasileira de Normas Técnicas.

RIFFEL, S. B. - Curva hipsométrica no mapeamento de paleosuperfícies: abordagem quantitativa. Curitiba, Universidade Federal do Paraná, dissertação de mestrado, 2005, 76p.

SALAMUNI, E.; EBERT, H. D.; HASUL, Y. Morfotectônica da Bacia Sedimentar de Curitiba. Revista Brasileira de Geociências, Volume 34, 2004, p.469-478.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.