Materiais compósitos de matriz poliéster com reforço híbrido de tecido de fibras de juta e mantas de fibra de vidro / Composite materials of polyester matrix with hybrid reinforcement of jute fiber fabric and fiberglass blankets

Authors

  • João Henrique Santos Souza
  • Thomaz Osmane dos Santos Rocha
  • Igor dos Santos Gomes
  • Ailton da Silva Nascimento
  • Douglas Santos Silva
  • Ediléia da Silva Nascimento
  • Roberto Tetsuo Fujiyama

DOI:

https://doi.org/10.34115/basr.v3i1.881

Keywords:

Fibra de vidro, Compósitos, Fibras de Juta.

Abstract

O artigo mostra os resultados obtidos de materiais compósitos híbridos constituídos de tecido de fibras de juta e manta de fibras de vidro. A matriz dos compósitos foi do tipo poliéster tereftálica insaturada. Foram fabricadas placas com diferentes composições e corpos de prova para ensaio de tração. Os ensaios de tração foram realizados conforme a norma ASTM D3039. Foram caracterizadas no aspecto fractográfico para avaliar o comportamento de falha dos materiais. Os corpos de prova do compósito vidro/vidro/vidro (VVV), obtiveram o maior valor médio de tensão de ruptura (105,58 MPa), os demais compósitos,vidro/vidro/juta (VVJ), vidro/juta/vidro (VJV), vidro/juta/juta(VJJ) e juta/vidro/juta (JVJ) sofreram quedas de desempenho mecânico devido à adição de mantas de juta, sendo estas 30,40%; 30,83%; 54,10% e 36,42% respectivamente. O aspecto fractográfico demonstra mecanismos de falha como arrancamento de fibras, ponte de fibras e falha de interface matriz-reforço. Os compósitos com fibra de vidro nas camadas externas apresentaram um aspecto de rompimento da matriz e exposição de fibra de vidro, comprometendo o desempenho mecânico. O compósito JVJ contornou este fenômeno pois a fibra de vidro foi posicionada na camada central permitindo melhor transferência de esforços.

References

CALLISTER, W. D. Materials Science and Engineering: An Introduction. 7. ed. Salt Lake: John Wiley, 2007.

TAKAHASHI, R. Desenvolvimento de material compósito de matriz polimérica reforçada a partir de pré-pregs de fibras naturais de curauá e sisal. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal do Pará, Belém-PA, 2011.

LIMA, J. F. et al. Análise Experimental Comparativa entre as Propriedades Mecânicas de Compósitos de Fibras Naturais Tratadas Superficialmente. In: III CONGRESSO NACIONAL DE ENGENHARIA MECÂNICA, Belém-PA, 2004.

TANOBE, V. et al. Caracterização de biocompósitos poliéster/luffa cilíndrica ou sisal. CONGRESSO ANUAL DA ABM, 58, Anais...São Paulo: ABM, 2002.p. 1671-1680. São Paulo, 2002..

RODRIGUES , J. S. Comportamento mecânico de material compósito de matriz poliéster reforçado por sistema híbrido fibras naturais e resíduos da indústria madeireira. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal do Pará, Belém-PA. 2008.

ASTM D3039 / D3039M - 17 Standard Test Method for Tensile Properties of Polymer Matrix Composite Materials.

Published

2018-12-03

How to Cite

Souza, J. H. S., Rocha, T. O. dos S., Gomes, I. dos S., Nascimento, A. da S., Silva, D. S., Nascimento, E. da S., & Fujiyama, R. T. (2018). Materiais compósitos de matriz poliéster com reforço híbrido de tecido de fibras de juta e mantas de fibra de vidro / Composite materials of polyester matrix with hybrid reinforcement of jute fiber fabric and fiberglass blankets. Brazilian Applied Science Review, 3(1), 777–790. https://doi.org/10.34115/basr.v3i1.881

Issue

Section

Original articles