Engenharia civil pensando sustentabilidade: confecção de tijolos ecológicos com resíduos de britagem e solo argiloso / Civil engineering thinking sustainability: making ecological bricks with crushed waste and clay soil

Authors

  • Elias Antunes dos Santos
  • Marinez Cargnin -Stieler
  • Marcus Vinicius Araújo Damasceno

DOI:

https://doi.org/10.34115/basr.v3i1.866

Keywords:

Educação em engenharia. Sustentabilidade. Empreendedorismo. Aprendizagem ativa. Formação cidadã.

Abstract

Este artigo faz parte de práticas pedagógicas que tem por objetivo incentivar os alunos de Física I e II do Curso de Engenharia Civil a ampliar os horizontes do futuro engenheiro. O trabalho foi realizado como uma atividade interdisciplinar no curso de Engenharia Civil proposto pelo docente das disciplinas com o propósito de explorar conhecimentos básicos e faz uma apresentação de como é a fabricação de tijolos ecológicos (solo-cimento), seguida pelas etapas de ensaio e fabricação de tijolo com uso de rejeitos de britagem e solo vermelho argiloso. O uso de rejeito de britagem na mistura de solo-cimento para fabricação de tijolo é umas das alternativas para aumentar o percentual de material arenoso e dar resistência ao tijolo. Também, uma alternativa sustentável. O uso do solo vermelho argiloso permitiu obter um tijolo com estética diferenciada, coloração alaranjada com pigmentos negros, oriundos da rocha basáltica típica da região. Esse trabalho além de estimular o conhecimento nas disciplinas proporcionou uma forma de trabalhar conceitos inerentes à prática da construção civil e o trabalho em grupo aprimorou as relações interpessoais dos envolvidos.

 

 

References

Centro de Pesquisa e Desenvolvimento - CEPED. Manual de construção com solo-cimento. Camaçari: CEPED, 1984. 116p

DEMO, Pedro. Metodologia científica em ciências sociais. 3a Ed., São Paulo, Atlas, 1995.

GRANDE, F. M. Fabricação de tijolos modulares de solo-cimento por prensagem manual com adição de sílica ativa. São Carlos: EESC-USP, 2003. 165p. Dissertação Mestrado.

FERRAZ, A. L. N. Análise da adição de resíduos de argamassa de cimento em tijolos prensados de solo-cimento. Ilha Solteira: UNESP, 2004. 107p. Dissertação Mestrado.

SOUZA, Márcia I. B. et al. Tijolos prensados de solo-cimento confeccionados com resíduos de concreto. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, Campina Grande, PB, v.12, n.2, p.205–212, 2008.

Published

2018-11-29

How to Cite

Santos, E. A. dos, -Stieler, M. C., & Damasceno, M. V. A. (2018). Engenharia civil pensando sustentabilidade: confecção de tijolos ecológicos com resíduos de britagem e solo argiloso / Civil engineering thinking sustainability: making ecological bricks with crushed waste and clay soil. Brazilian Applied Science Review, 3(1), 721–732. https://doi.org/10.34115/basr.v3i1.866

Issue

Section

Original articles