O programa de formação permanente de professores de engenharia e o resultado das avaliações docentes institucionais / The permanent training program of engineering teachers and the result of institutional teaching evaluations

Ana Lucia de Souza Lopes, Leila Figueiredo de Miranda, Marili Moreira da Silva Vieira

Resumo


 O desenvolvimento econômico e tecnológico impulsiona mudanças na forma de organização da sociedade e, em especial na educação superior, implica na compreensão de novas formas de aprender e ensinar. Neste sentido, programas de formação docente tornam-se cada vez mais importantes para o desenvolvimento de um docente que possua formação didático-pedagógica, além do domínio de conteúdos específicos, para impulsionar a formação de profissionais críticos, responsáveis e capazes de solucionar problemas próprios da sociedade contemporânea. Assim, este trabalho apresenta uma pesquisa sobre a realização da Semana de Preparação Pedagógica na Universidade Presbiteriana Mackenzie, enquanto formação permanente de docentes em 13 edições e analisa os resultados da avaliação docente institucional, aplicados pela CPA, no mesmo período para os professores da Escola de Engenharia. As análises apontam para melhorias nos índices de avaliação docente reconhecido pelos discentes por meio do instrumento.

 


Palavras-chave


Formação Continuada. Avaliação Docente. Professores de Engenharia.

Texto completo:

PDF

Referências


BOLFARINE, ELENO; BUSSAB, Wilton Oliveira. Elementos de Amostragem. São Paulo: Blucher, 2005.

MALHOTRA, N.K. Pesquisa de marketing – uma orientação aplicada. Porto Alegre: Bookman, 2012.

NÓVOA, António.(org). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1997.

PALOMBA, C.A. AND BANTA, T.W. Assessment Essentials: Planning, Implementing, and Improving Assessment in Higher Education. San Francisco: Jossey-Bass Publishers, 1999.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.