A reorientação de procedimentos acadêmicos relativos às informações e dados da graduação para prestação de informações: a experiência da Universidade do Estado da Bahia / The reorientation of academic procedures related to undergraduate information and data to provide information: the experience of the State University of Bahia

Aldo Melhor Barbosa, Cristina Weber Cal, Rodrigo Luiz Lasse Ferreira

Abstract


Este artigo tem como objetivo apresentar a experiência da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) na reorganização da base de dados e reorientação dos procedimentos acadêmicos relativo aos cursos degraduação da referida instituição. Para tal fim, foram desenvolvidos estudos, análises e adotados procedimentos de gestão, para mapear e desenvolver ações sobre os principais problemas em torno dos registros acadêmicos relativos à graduação. A referida análise teve como tomou como base a análise dos dados coletados a partir do Sistema de Automação e Gerenciamento do Ensino Superior (SAGRES) e dos Microdados do Censo da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Desse modo, realizamos, inicialmente, uma contextualização sumária sobre a avaliação da graduação no Brasil, de maneira a apresentar a experiência da UNEB. Descrevemos, então, alguns procedimentos de gestão utilizados para o aperfeiçoamento e melhoria dos processos de gestão de informações acadêmicas. A descrição de tais procedimentos pode se constituir em uma referência para instituições de ensino superior que se encontram em situação semelhante.


Keywords


Graduação, avaliação, sistemas de informação.

References


Anuário UNEB em Dados: 2016 - Base 2015. Universidade do Estado da Bahia. Salvador: EDUNEB, 2016. 190p.

ABPM Brasil. BPM CBOK Guia para Gerenciamento de Processos de Negócio – Corpo Comum de Conhecimento. 3ª Edição, 2015.

BALDAN, Roquemar de Lima; Valle, Rogério; Rozenfeld, Henrique. Gerenciamento de Processos de Negócio – BPM: uma referência para implantação prática. Rio de Janeiro: Elservier, 2014.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Projeto de Lei do Plano Nacional de Educação – 2011-2020. Disponível em: http://www.mec.gov.br (visitado em 08/08/2015).

BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Plano Nacional de Pós-Graduação-PNPG 2011-2020. Brasília: Capes, 2010.

BOAVENTURA, Edivaldo M. Origem e formação do sistema estadual de educação superior na Bahia - 1968 – 1991. In: Revista da FAEEBA: Educação e contemporaneidade / Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação I – v.14, n. 24 (jul/dez., 2015). P. 155-173.

CHAUÍ, Marilena. Escritos sobre a universidade. São Paulo: Editor UNESP, 2001.

CUNHA, Alex Uilamar do Nascimento. Mapeamento de processos organizacionais da UnB: caso Centro de Documentação da UnB - CEDOC / Alex Uilamar do Nascimento Cunha. – Brasília, 2012.

DAVENPORT, Thomas H. Reengenharía de processos. Tradução Waltenseir Dutra.

Rio de Janeiro : Campus, 1994, 391 p.

FIALHO, Nadia Hage. Universidade multicampi: modalidade organizacional, espacialidade e funcionamento. Tese (doutorado em Educação) – Faculdade de Educação. Universidade Federal da Bahia: 2000.

NOVAES, Ivan Luiz; CARNEIRO, Breno P. B. Dilemas da gestão em uma universidade estadual multicampi: a implantação da Secretaria Especial de Avaliação Institucional (SEAVI/UNEB). In: XIV Colóquio Internacional de Gestão Universitária, 2014, Florianópolis.

SANTOS, Ana Lúcia Felix dos; AZEVEDO, Janete Maria Lins. Revista Brasileira de Educação v. 14 n. 42 set./dez. 2009.

SANTOS, Boaventura de Souza. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. São Paulo: Cortez, 1997.

SZAFIR-GOLDSTEIN, C; SOUZA, C. A.; Tecnologia da Informação Aplicada à Gestão Empresarial: Um modelo para Empresa Digital. VI SemeAD- Seminários em Administração, FEA, USP, 2003.




DOI: https://doi.org/10.34115/basr.v2i7.650

Refbacks

  • There are currently no refbacks.