Influência do programa minha casa minha vida na cidade de São José dos Pinhais / Influence of the program my home my life in the city of São José dos Pinhais

Kellen Cristine Faturi

Abstract


Esta pesquisa tem como objetivo contribuir para o debate sobre a eficácia social dos empreendimentos habitacionais construídos por meio do Programa Minha Casa Minha Vida e como podem ter influencia na exclusão social e na paisagem em núcleos urbanos de médio porte, como São José dos Pinhais. Quando se fala e exclusão social nas cidades refere-se às questões de acesso à lotes urbanos para moradia como um ponto de redistribuição sócio-espacial das cidades. O conhecimento da realidade no setor habitacional possibilitaria o desenho de ações publicas com o intuito de atuar mais diretamente com o setor habitacional de baixa renda de forma mais direta e dirigida. O produto final deste trabalho consiste em uma análise da situação atual quanto à espacialização da habitação de interesse social em São José dos Pinhais, com o intuito de orientar ações governamentais que bloqueiem essa exclusão sócio-espacial.


Keywords


Habitação social.Minha Casa Minha Vida. Exclusão Social. Mobilidade.

References


BARROS, José D’Assunção. As Ciências Sociais e os modelos de cidade. Arquitetura Revista. São Leopoldo, v.7, n.1, jan./jun. 2011. Disponível em: Acesso em: 11 dez. 2015.

BONDUKI, Nabil. Do Projeto Moradia ao programa Minha Casa Minha Vida. Teoria e Debate. Maio/junho 2009. Disponível em: Acesso em: 28 jul. 2014.

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL. Programa Minha Casa Minha Vida – Recursos FAR. Disponível em: Acesso em: 25 nov. 2014.

CARVALHO, Sonia Nahas de. Cidades e políticas de habitação. In: BAENINGER, Rosana. (Org.). População e cidades: subsídios para o planejamento e para as políticas sociais. Brasília: UNFPA, 2010. p.137-151.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 4. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.

SANTOS, Milton. Espaço e método. São Paulo: Nobel, 1985.

SAQUET, Marcos Aurélio. Abordagens e concepção sobre território. São Paulo: Expressão Popular, 2007.

SCHÄFFER, Wigold Bertoldo; ROSA, Marcos Reis; AQUINO, Luís Carlos Servulo; MEDEIROS, João de Deus. Áreas de Preservação Permanente e Unidades de Conservação e Áreas de Risco: o que uma coisa tem a ver com a outra? Relatório de Inspeção da área atingida pela tragédia das chuvas na Região Serrana do Rio de Janeiro. Brasília: MMA, 2011. Disponível em: Acesso em: 02 jul. 2015.

VILLAÇA, Flávio. Espaço intra-urbano no Brasil. São Paulo: Studio Nobel/FAPESP, 1998.




DOI: https://doi.org/10.34115/basr.v2i7.649

Refbacks

  • There are currently no refbacks.