Avaliação da comunicação da má notícia através do OSCE / Evaluation of communication of bad news through the OSCE

Renata Cordeiro Teixeira Medeiros, Veruska Gondim Fernandes, Gabriel Carvalho Matos, Thainá Ferreira da Silva, Ana Mirian Da Silva Cavalcante, Débora Frota Colares

Abstract


Os critérios de avaliações clínicas nos cursos na área da saúde vêm sofrendo diversas modificações ao longo dos anos, inclusive no curso de Odontologia. O exame clínico objetivo estruturado (OSCE) está entre os exames padrão ouro para avaliar objetivamente competências de um profissional da saúde, uma vez que não está restrito ao conhecimento, mas inclui a capacidade de exercê-lo. O OSCE foi implantado no Modulo Clínica Odontológica 1 do Curso de Odontologia da UNIFOR, como metodologia de avaliação. Essa atividade passou a ser parte da composição da nota prática dos alunos da disciplina no período de 2017.1. Após a realização do OSCE,foi aplicado com os alunos da disciplina um questionário de caráter anônimo, onde foi avaliado o método avaliativo da estação da comunicação da má notícia. Em média, a maioria dos alunos avaliou como positivo a estação da má notícia, o que reflete um bom retorno do método avaliativo do OSCE para o módulo Clínica Odontológica 1.A estação da comunicação da má notícia no OSCE se fez eficaz e de extrema importância no processo de ensino e aprendizagem dos alunos da Clínica Odontológica 1, pois contribuiu de maneira positiva na formação profissional, visto que esse método retrata situações cotidianas que um cirurgião-dentista pode se deparar, e, através dessas avaliações, o aluno termina a sua graduação mais preparado para os desafios aquém das paredes da universidade.


Keywords


Educação. Comunicação. Avaliação.

References


FRANCO, C.A.G.S et al., OSCE for Communication Skills and Professionalism: Case Report and MetaAnalysis.RevistaBrasileira de EducaçãoMédica 39 (3): 433-441; 2015.

GOLCALVES, P.V.A.J. et al., Strategies for Evaluating Dentistry Students’ Clinical Performance.Rev. Docência Ens. Sup., v. 6, n. 2, p. 223-246, out. 2016.

PANÚNCIO-PINTO, M.P.; TRONCON, L.E.A. Studentassessment – general aspects. Medicina (Ribeirão Preto);47(3): 314-23, 2014.

STEINER-OLIVEIRA C. et al., Estudo Preliminar do Instrumento de Avaliação Clínico Proposto aos alunos de Graduação de Odontopediatria da Faculdade De Odontologia De Piracicaba – Unicamp. CiencOdontolBras 2006 jan./mar.; 9 (1): 77-86.




DOI: https://doi.org/10.34115/basr.v2i7.646

Refbacks

  • There are currently no refbacks.