Acervo Theo Wiederspahn – organização e manutenção / Theo Wiederspahn collection’s – organization and maintenance

Authors

  • Raquel Rodrigues Lima Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Maitê Trojahn Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.34115/basr.v3i1.608

Keywords:

acervo Theo Wiederspahn, preservação, arquitetura e urbanismo.

Abstract

O arquiteto Theo Wiederspahn nasceu na Alemanha, em 1878, e faleceu em Porto Alegre, em 1952. Nesta cidade exerceu as atividades profissionais como o responsável pelo Departamento de Projetos da firma Rudolf Ahrons, o mais importante construtor do Rio Grande do Sul antes da Primeira Guerra. Produziu obras memoráveis em várias cidades do Estado, sobretudo em Porto Alegre. Foi o criador da primeira Escola de Artes e Ofícios e do primeiro Sindicato de Arquitetos e Construtores do Rio Grande do Sul. O projeto “Organização e Manutenção do Acervo Arquitetônico de Theo Wiederspahn” refere-se ao acervo arquitetônico que pertenceu ao arquiteto alemão Theodor Alexander Josef Wiederspahn. O acervo, constituído de projetos, livros, documentos e instrumentos de uso profissional, tem como objetivo principal preservar a memória cultural e arquitetônica do referido Estado, da primeira metade do século XX. Atualmente está sob o domínio do DELFOS, Espaço de Documentação e Memória Cultural, na PUCRS, em Porto Alegre/RS. A organização e manutenção do acervo se dá por meio da verificação do material, acondicionamento, catalogação, digitalização, produção de textos e organização de exposições, a fim de preservar e divulgar o acervo. Como resultado parcial do trabalho desenvolvido até o presente momento serão apresentados: um relatório-síntese referente à catalogação das pranchas dos projetos arquitetônicos; uma proposta de catalogação das fotos e a exposição realizada na PUCRS, na Faculdade de Arquitetura, em agosto/2017, contendo os seguintes materiais: Planta Baixa da Faculdade de Medicina; Fachada da Cervejaria Irmãos Bopp, atual Shopping Total; Color do Edifício Ely, atual Lojas Tumelero; fotos da construção do Hotel Majestic, atual Casa de Cultura Mário Quintana, todos edifícios situados em Porto Alegre, e uma das mesas de desenho de uso profissional do arquiteto.

Author Biographies

Raquel Rodrigues Lima, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989), mestrado em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005). Atualmente é Professora Titular e Pesquisadora do Departamento de Teoria e História da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em História da Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo Ocidental, Arquitetura Moderna, Arquitetura Vernácula. História do Urbanismo e da Arquitetura no Brasil, História do Urbanismo e da Arquitetura no Rio Grande do Sul, História do Urbanismo e da Arquitetura em Porto Alegre.

Maitê Trojahn Oliveira

Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), foi estagiária na Assessoria de Engenharia/Divisão de Serviços Gerais/Polícia Civil do Rio Grande do Sul (2013-2014) com carga horária semanal de 30h, foi monitora da disciplina Arquitetura da Sociedade Industrial (2016/2) com carga horária semanal de 20h, atuou como voluntária de iniciação científica do grupo de pesquisa Arquitetura e Cultura, sob a linha de pesquisa Arquitetura da Modernidade (PEGAFAU - Curso de Extensão Habitação Coletiva na Arquitetura Moderna 2017-2018) com carga horária semanal de 20h, foi bolsista de iniciação científica do programa BPA/PUCRS - apoio técnico - Organização e Manutenção do Acervo Arquitetônico de Theo Wiederspahn - DELFOS (2017-2018) com carga horária semanal de 20h. Foi bolsista de iniciação científica CNPq (2018) com carga horária semanal de 20h. Atualmente é bolsista da CAPES, no Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura - PROPAR/UFRGS, na área de concentração Teoria, História e Crítica da Arquitetura.

References

ANDRADE E SILVA, Antônio Paulo de (Ed.). Processamento eletrônico de imagens: tecnologia e sistemas. São Paulo: CENADEM, 1993.

AVEDON, Don M. Gerenciamento da imagem eletrônica: processamento da imagem e discos óticos. São Paulo: CENADEM, 1993.

BARCELOS, Ramiro. Rio Grande, tradição e cultura. Porto Alegre: Edições Flama, 1970.

BECKER, Klaus (org.). Enciclopédia rio-grandense. Canoas, Regional, 1957, vol. 2 e 3. BRUAND, Yves. Arquitetura contemporânea no Brasil. São Paulo: Perspectiva, 1997. COSTA, Lucio: Sobre arquitetura, Porto Alegre, CEUA, 1962.

CANEZ, Anna Paula. Fernando Corona e os caminhos da arquitetura moderna em Porto Alegre. Porto Alegre: Ritter dos Reis, 1998.

CASTILHO, Ataliba Teixeira (org.). A sistematização dos arquivos. Campinas: UNICAMP, 1991.

CENADEM. Gerência da imagem e informação. São Paulo, 1988.

DORIA, Irene de Menezes. Processos técnicos de compilação bibliográfica. Ministério das Relações Exteriores. Seção de Publicações, s/d.

FABRIS, Annateresa. Ecletismo na arquitetura brasileira. São Paulo: Nobel/Edusp, 1987.

FRANCO, Sérgio da Costa. Guia das ruas de Porto Alegre. Porto Alegre: EdUFRGS, 1988.

FERREIRA, Athos Damasceno. Imagens sentimentais da cidade. Porto Alegre: Globo, 1940.

LUCCAS, Luís Henrique Haas. Arquitetura moderna brasileira em Porto Alegre: sob o mito do "gênio artístico nacional". Porto Alegre: Faculdade de Arquitetura, PROPAR – Programa de Pós-graduação em Arquitetura, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2004. Tese (Doutorado em Teoria, História e Crítica) – Faculdade de Arquitetura/UFGRS.

LUZ, Maturino Salvador Santos da. A arquitetura de Joseph Lutzemberger (1920-1951). Porto Alegre: UFRGS, 2004. Dissertação (Mestrado em Teoria, História e Crítica da Arquitetura) - Faculdade de Arquitetura, PROPAR – Programa de Pós-graduação em Arquitetura, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2004.

MACEDO, Francisco Riopardense de. Porto Alegre, origem e crescimento. Porto

Alegre: Sulina, 1968.

MACEDO, Francisco Riopardense de. Porto Alegre, história e vida da cidade. Porto

Alegre: EdUFRGS, 1973.

MACHADO, Nara Helena Naummann. Modernidade, arquitetura e urbanismo: o centro de Porto Alegre: 1928 – 1945. Porto Alegre: PUCRS, 1998. Tese (Doutorado em História) - PUCRS, Inst. de Filosofia e Ciências Humanas, 1998.

MONTEIRO, Charles. Porto Alegre, urbanização e modernidade. Porto Alegre: EdUFRGS, 1995.

REIS F°, Nestor Goulart. Evolução urbana no Brasil. São Paulo: Pioneira. 1968.

RHODEN, Luiz Fernando. Urbanismo no Rio Grande do Sul; origem e evolução. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1999.

PESAVENTO, Sandra. História do Rio grande do Sul. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1980.

SCHLEE, Andrey R. & MOURA, Roas Maria G. R. 100 imagens da arquitetura pelotense. Pelotas: Palotti, 1998.

SEGAWA, Hugo. Arquiteturas no Brasil: 1900-1990. São Paulo: Edusp, 1998.

SOUZA, Célia F. & MÜLLER, Doris M. Porto Alegre e sua evolução urbana. Porto Alegre: EdUFRGS, 1997.

WEIMER, Günter. O arquiteto Theo Wiedersphan. Porto Alegre: UFRGS, 1985.

WEIMER, Günter. Sínteses riograndenses: arquitetura. Porto Alegre: EdUFRGS, 1992.

WEIMER, Günter. Urbanismo no Rio Grande do Sul. Porto Alegre: EdUFRGS, 1992.

Published

2018-11-06

How to Cite

Rodrigues Lima, R., & Trojahn Oliveira, M. (2018). Acervo Theo Wiederspahn – organização e manutenção / Theo Wiederspahn collection’s – organization and maintenance. Brazilian Applied Science Review, 3(1), 92–100. https://doi.org/10.34115/basr.v3i1.608

Issue

Section

Original articles