Os novos PPC´s e os processos de produções colaborativas nos cursos de jornalismo Mato-Grossenses / The new PPCs and the processes of collaborative productions in the journalism courses in Mato Grosso

Jociene Carla Bianchini Ferreira Pedrini, Antônia Alves Pereira, Marluce de Oliveira Machado Scaloppe

Resumo


O presente artigo tem por objetivo apresentar discussões e reflexões acerca dos processos comunicativos e produções colaborativas recentemente implantadas nos novos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) de Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) nos Campi de Cuiabá e Barra do Garças, e da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), buscando evidências de um jornalismo participativo, colaborativo e cidadão, envolvendo projetos de pesquisa, extensão, disciplinas laboratoriais, monitorias entre outras produções individuais e coletivas dos cursos em questão que fazem diferença para um currículo dialógico e formador.


Palavras-chave


Projeto Pedagógico de Curso. Educomunicação. Região Centro-Oeste. Processos comunicativos. Jornalismo colaborativo.

Texto completo:

PDF

Referências


CIRIBELLI, M.C. Como elaborar uma dissertação de mestrado através da pesquisa científica. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2003.

SOARES, Ismar de Oliveira. Comunicação/Educação: a emergência de um novo campo e o perfil de seus profissionais. In. Contato: Revista Brasileira de Comunicação, Educação e Arte, Brasília, ano I, n.2 (jan./mar.), p. 19-74, 1999.

_______________________. (org.). Caminhos da Educomunicação. São Paulo: Editora Salesiana, 2001.

_______________________. Metodologia da educação para a comunicação e gestão comunicativa no Brasil e na América Latina. In: BACCEGA, M. A. Gestão de processos comunicacionais. São Paulo: Atlas, 2002a, p.112-132.

_______________________. Prefácio. In: SCHAUN, Ângela. Educomunicação: reflexões e princípios. Rio de Janeiro: Mauad, 2002b, pp.11-14.

SOUZA, Danielle Andrade. A perspectiva de uma formação educomunicativa no contexto de uma graduação em Comunicação Social. In: SARTORI, Ademilde Silveira. Educomunicação e a Criação de Ecossistemas Comunicativos. Santa Catarina: Dioesc, 2014, pp. 57-66.

YIN, Robert K. Estudo de caso – planejamento e métodos. (2ed.). Porto Alegre: Bookman. 2001.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.