Promoção da saúde para a juventude nas escolas públicas brasileiras: informação, divulgação e conscientização sobre as DSTs e o HIV/Aids / Health promotion for youth in Brazilian public schools: information, dissemination and awareness about STDs and HIV / AIDS

Authors

  • Preciliana Barreto de Morais
  • Rosendo Freitas de Amorim
  • Francisco José Rodrigues

DOI:

https://doi.org/10.34115/basrv3n6-014

Keywords:

Promoção da Saúde, Juventude, Escola, Documentos Públicos, DSTs e HIV/AIDS.

Abstract

A relação entre escola, juventude, doenças sexualmente transmissíveis (DST) e HIV/AIDS no Brasil tem provocado muitos debates nos órgãos do governo responsáveis em promover estratégias de prevenção para esse grupo. Por vivenciar uma época de descobertas e experimentações, a juventude torna-se um segmento bastante vulnerável às DSTs e à infecção pelo vírus HIV. Nesse contexto, o trabalho se propõe a analisar o conteúdo do que está sendo produzido e divulgado pelos órgãos governamentais, no formato de documentos (impressos ou/e virtuais), voltados para a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e do vírus HIV/AIDS para a população jovem das Escolas Públicas Brasileiras. A hermenêutica da profundidade utilizada por John Thompson (1995) nos permitiu analisar o conteúdo dos documentos selecionados, organizado numa série de manuais oriundos do Programa Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE). Nas mais recentes pesquisas sobre DSTs e HIV/AIDS realizadas pelo Ministério da Saúde, estima-se que 630.000 brasileiros sejam portadores do vírus HIV ou já desenvolveram a AIDS, e 255.000 sequer sabem que têm o vírus. No estado do Ceará, atualmente, 11.397 cearenses recebem tratamento contra a AIDS e a taxa de mortalidade é preocupante. Este fato é decorrente do diagnóstico tardio, do abandono do tratamento, seja pelo paciente apresentar melhora e acreditar que não precisa mais da medicação, seja pelos efeitos colaterais ou por vergonha de ingerir os medicamentos na frente de outras pessoas. Tal comportamento denuncia uma falta de conscientização e de aceitação da doença por parte dos próprios portadores. No que concerne à juventude, existe uma tendência de queda no uso de preservativos: no ano de 2004, 51,6% da população usava. Nos anos 2000, o número caiu para 46,5%. Na faixa etária de 13 a 19 anos, entre meninos, foram constatados ainda mais casos de AIDS por transmissão homossexual, 33,5% do que heterossexual, que é de 28,3%. Diante deste contexto, foi de fundamental importância pesquisarmos o conteúdo dos documentos do Programa Saúde e Prevenção na Escola (SPE) por nos possibilitar compreender os avanços, desafios e possibilidades dos órgãos de saúde na tentativa de informar para promover uma consciência de prevenção nesse segmento geracional.

References

Link da biblioteca virtual em saúde do Ministério, onde se encontram os Manuais do Programa Saúde e Prevenção nas Escolas: http://pesquisa.bvsalud.org/bvsms/?output=site&lang=pt&from=1&sort=&format=summary&count=20&fb=&page=1&q=Sa%C3%BAde+e+Preven%C3%A7%C3%A3o+nas+Escolas&index=&where=ALL

Link do portal Departamento de DST, AIDS e Hepatites Virais:

http://www.aids.gov.br/publicacao/adolescentes-e-jovens-para-educacao-entre-pares-spe

BOURDIEU, Pierre. A “Juventude” é apenas uma palavra In:__. Questões de Sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1987.

MINISTÉRIO DA SAÚDE (Ed.). Dados sobre a AIDS. Disponível em: <http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/index.html>. Acesso em: 04 maio 2013.

PAIS, José Machado. “A transição dos jovens para a vida adulta”. In: PAIS, José Machado. Culturas Juvenis. Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda, 1996.

PARKER, Richard. Na Contramão da Aids: sexualidade, intervenção, política. Rio de Janeiro: ABIA, 2000.

PLANALTO (Ed.). Legislação. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm>. Acesso em: 07 maio 2013.

SPINK, Peter. “Análise de documentos públicos”. In SPINK, Mary Jane (Org.). Práticas discursivas e produção de sentidos no cotidiano. São Paulo: Cortez, 1999.

THOMPSON, John B. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1995.

Published

2019-11-14

How to Cite

de Morais, P. B., de Amorim, R. F., & Rodrigues, F. J. (2019). Promoção da saúde para a juventude nas escolas públicas brasileiras: informação, divulgação e conscientização sobre as DSTs e o HIV/Aids / Health promotion for youth in Brazilian public schools: information, dissemination and awareness about STDs and HIV / AIDS. Brazilian Applied Science Review, 3(6), 2469–2477. https://doi.org/10.34115/basrv3n6-014

Issue

Section

Original articles