Determinação do potencial de degradação do soro de leite em um reator em batelada de leito estruturado / Determination of whey degrading potential in a structured bed batch reactor

Luan Henrique Soares, Alex Marquiti Alves, Rafael Brito de Moura, Grazielle Santos Silva Andrade

Abstract


O destino adequado do soro de leite gerado por indústrias de laticínios é um dos seus maiores desafios tecnológicos, sendo o uso de biodigestores uma alternativa sustentável para minimizar os impactos ambientais. Assim, o objetivo deste trabalho foi determinar o potencial da degradação da matéria orgânica em um reator em batelada de leito estruturado. Constatou-se que o soro de leite possui um potencial de biodigestão anaeróbia, pois a carga de DQO reduziu 20% em 5 dias.Portanto, verifica-se um potencial de utilização deste processo para o tratamento de efluentes proveniente de laticínios.


Keywords


Soro de leite; Digestão anaeróbia; Degradação da matéria orgânica; Biogás.

References


APHA; AWWA; WEF. Standard methods for examination of water and wastewater. 22. ed. Washington, D.C: APHA, 2012.

CHERNICHARO, C. A. L. Princípios do tratamento biológico de águas residuárias: reatores anaeróbios. Belo Horizonte: Editora Segrac, 1997. v. 5, 246 p.

SAGULA, A. L. Biodigestão anaeróbia de cama de frango em co-digestão com caldo de cana-de-açúcar. 56 f. Dissertação (Mestrado) – UNESP, Botucatu, 2012.

VON SPERLING, Marcos. Introdução à qualidade das águas e ao tratamento de esgotos. Belo Horizonte: UFMG, 2005.




DOI: https://doi.org/10.34115/basr.v2i2.439

Refbacks

  • There are currently no refbacks.