Processos de formação continuada da SME de Fortaleza: saberes docentes / Continuous training processes of the SME of Fortaleza: teacher knowledge

Authors

  • Petrônio Cavalcante UECE
  • José Narcélio Barbosa da Silva Júnior
  • Andréa da Costa Silva

DOI:

https://doi.org/10.34115/basr.v2i2.435

Keywords:

Formação de professores. Concepção docente. Práxis docente

Abstract

Para se alcançar um salto de qualidade na educação, é preciso buscar não só o desenvolvimento e enriquecimento de competências, mas principalmente uma mudança significativa na formação e na construção da identidade profissional dos que se dedicam ao oficio de ensinar, e esse processo de qualidade do qual falamos se passa pela formação do professor, nesta perspectiva, este trabalho objetiva analisar as concepções docentes acerca das formações realizadas pela Secretária de Educação de Fortaleza (SME) com os professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Trata-se de um trabalho fruto da disciplina denominada Estágio Supervisionado/ Pesquisa e Diagnóstico, no curso Formação de Formadores e os Processos de Coordenação Pedagógica na Educação Básica e no Ensino Superior cursada por nós em uma instituição de ensino superior pública do estado do Ceará e justifica-se pela relevância em se discutir acerca da relação existente entre a formação oferecida por um determinado município do Ceará aos seus docentes e suas concepções acerca das articulações implicadas neste processo formativo. Como parte integrante do primeiro momento foi realizada uma revisão bibliográfica para fundamentação teórica sobre o tema Formação de Professores e em seguida foi realizada pesquisa de campo a qual foi elaborado um questionário sobre aspectos que ajudasse a entender melhor a problemática. Para tanto, fundamentamos este escrito nos pressupostos dos seguintes pesquisadores como: Alarcão (1993), Candau (1997), Freire (2013), Freitas (1999), Nóvoa (1991), Ranzi (1999), Saviani (2007), Schon (1992) entre outros. Após aplicação do instrumental de coleta de dados em forma de questionário, analisamos e categorizamos os dados em quadros. A partir desta pesquisa, realizada no mês de outubro de 2016 apreendemos que as formações da SME, em sua maioria, não condizem com aquilo que os professores pensam e precisam para a transformação da sua prática pedagógica por falta de paralelo com realidade do professor em sala/formações.

 

Palavras-chave: Formação de professores. Concepção docente. Práxis docente

Author Biography

Petrônio Cavalcante, UECE

Professor da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza.Esp. Formação de Formadores os Processos de Coordenação para a Educação Básica e Superior (UECE). Esp.Gestão Educacional e Práticas Pedagógicas (UCAM). Pedagogo (FAK). Especializando em Tecnologias Digitais para a Educação Básica (UECE). Estudante de Língua Brasileira de Sinais (CREAECE). 

References

ALARCÃO, I. Formar-se para formar. In: Aprender, Revista da Escola Superior de Educação de Portalegre, nº 15, Portalegre, 1993 p. 19-25.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. (L. de A. Rego & A. Pinheiro, Trads.). Lisboa: Edições 70, 2006. (Obra original publicada em 1977).

BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria da Educação Médio e Tecnológica. O ensino Médio é Educação Básica, Brasília/DF, 1997.

CANDAU, V. M. F. Formação continuada de professores: tendências atuais. In: CANDAU, V. M. (Org.). Magistério: construção cotidiana. Petrópolis: Vozes, 1997, p.51-68.

CAVALCANTE, M. M. D. Pedagogia Universitária: Um campo de conhecimento em construção. Fortaleza: EDUECE, 2014.

FERREIRA, A. B. H. Dicionário Aurélio básico da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 44a Ed – Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

FREITAS, H. C. L. A reforma do ensino superior no campo da formação dos profissionais da Educação Básica: as políticas educacionais e movimento dos educadores. Educação & Sociedade, Campinas, n. 68, p. 17- 44, dez. 1999.

IMBERNÓN, F. Formação Continuada de Professores. Tradução de Juliana dos Santos Padilha. Porto Alegre: Artmed, 2010.

NÓVOA, A. Concepções e práticas da formação contínua de professores: In Nóvoa A. (org.) Formação contínua de professores: realidade e perspectivas. Portugal; Universidade de Aveiro, 1991

PIMENTA, S. G. Formação de Professores: Saberes da docência e identidade do professor. Revista da Faculdade de Educação, nº 2, vol. 22, S. Paulo, 1996, pp. 72-89.

RANZI, S. M. F. O lugar da Prática de Ensino na produção do saber escolar. III Encontro Perspectivas do Ensino de História. Curitiba: Aos Quatro Ventos, 1999.

SCHÖN, D. A. Formar professores como profissionais reflexivos. In NÒVOA, A. Os Professores e a sua formação. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional,1992, p. 77-92.

Published

2018-09-07

How to Cite

Cavalcante, P., Silva Júnior, J. N. B. da, & Silva, A. da C. (2018). Processos de formação continuada da SME de Fortaleza: saberes docentes / Continuous training processes of the SME of Fortaleza: teacher knowledge. Brazilian Applied Science Review, 2(2), 724–733. https://doi.org/10.34115/basr.v2i2.435

Issue

Section

Original articles