Doce e doloroso caminho da educação infantil: contribuições de estágio à docência universitária / Sweet and painful path of early childhood education: traineeship contributions to university teaching

Rozilda Pereira Barbosa

Abstract


O presente artigo tem como temática central a Educação Infantil, articulado a esta apresenta considerações sobre o Estágio Curricular Supervisionado. O principal objetivo deste trabalho é refletir sobre as aprendizagens construídas durante a supervisão no Estágio em Educação Infantil no período de março a junho de 2017. A base teórica na qual se fundamentam as discussões tecidas ao longo do trabalho se distribuem entre autores que discorrem sobre Estágio Curricular e Educação Infantil, a exemplo de Pimenta e Lima (2004) e Ramos (S/A), e ainda os aparatos legais da educação como a Constituição Federal de 1988, o Estatuto da Criança e do Adolescente de 1990 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996. O percurso metodológico, é, ainda composto por observações realizadas em instituições de Educação Infantil durante visitas docente, obrigatórias aos campos de estágio para mediar e supervisionar as atividades realizadas pelos estagiários do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação de Crateús. O artigo está estruturado em quatro seções, aí inclusas a introdução e as considerações. A segunda e a terceira seção, com suas respectivas subseções elencam a fundamentação teórica e a aproximação empírica do objeto de estudo, desta forma se discute inicialmente a educação infantil contracenando no palco do direito, onde é feito um breve apanhado do desenvolvimento histórico e legal da educação infantil. Em seguida aparece o estágio curricular na educação infantil: um palco obrigatório, nesta subseção é explicitado a obrigatoriedade do estágio em educação infantil no curso de Pedagogia da FAEC, em acordo com a Diretrizes Curriculares de Pedagogia de 2006 e o Projeto Pedagógico do curso de Pedagogia da FAEC. A seção três: Aprendizagens decorrentes da supervisão no estágio curricular e sua subseção: Doce e doloroso percurso da educação infantil, apresentam uma análise sintética das observações realizadas em oito espaços de Educação Infantil. A partir das análises feitas, é possível constatar que o caminho da Educação Infantil é por vezes doce, por vezes doloroso, e para chegar a uma Educação Infantil de qualidade, muito ainda tem-se que caminhar.


Keywords


Educação Infantil. Estágio Curricular. Aprendizagem.

References


ARIÈS, Philippe. História Social da Criança e da Família, Rio de Janeiro. LTC Editora 1981.

BRASIL. Diretrizes Curriculares para o curso de pedagogia, 2006. Disponível em:portal.mec.gov.br. Acesso em: julho de 2017

________. Lei nº 9.394/ 96. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, de 20 de dezembro 1996 – 10. ed. Brasília, Edições Câmara, 2014.

________.Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Lei nº. 8.069 de 13 de junho de 1990. Centro de Documentação e Informação. Coordenação de Publicações, 3º.ed. Brasília, 2001.

________. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 05 de outubro de 1988 – 35. ed.Brasília, Edições Câmara, 2012.

FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE CRATEÚS. Curso de pedagogia.Projeto Político Pedagógico, V.1, Crateús, 2014

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. SP: Cortez 2004.

RAMOS,Janaina Silmara Silva. Rotina na educação infantil: saberes docentes. Disponível em:www.cchla.ufrn.br/.../com%20Oral%20para%20os%20anais%20do%20CCHLA.pdf. Acesso em: julho de 2017.




DOI: https://doi.org/10.34115/basr.v2i2.432

Refbacks

  • There are currently no refbacks.