Qualidade de vida no trabalho e clima organizacional em uma empresa ferroviária, um estudo de caso / Quality of work life and organizational climate in a railway company, a case study

Fernando Kauê Novais Vieira, Jéssica Sebastiana de Sá Matos, Natália da Silva Gonçalves, Peri da Silva Santana

Abstract


O intuito deste trabalho, é o estudo da Qualidade de Vida no Trabalho – QVT, e também o Clima Organizacional, em uma empresa de segmento ferroviário, onde há uma preocupação em questões sociais, ergonômicas, e a saúde dos colaboradores, onde a mesma busca prevenir afastamento, riscos de acidentes na empresa, onde isso pode afetar sua produtividade. Como o Clima Organizacional chega a afetar na produtividade dos colaboradores. Através da implantação da QVT nas empresas busca-se obter ações onde promovam e que estimulem um ambiente mais saudável e confortável tanto para os colaboradores e também na empresa. Com isso foi  aplicada uma pesquisa que foi distribuída para os colaboradores na linha de produção, onde se traduz os resultados obtidos para a preocupação e a influência da QVT para o processo produtivo e também no papel da gestão empresarial da empresa, para que haja um melhor desempenho em ralação a produção e no ambiente empresarial.


Keywords


Clima Organizacional. Qualidade de Vida no Trabalho.

References


ALBUQUERQUE, L. G.; LIMONGI-FRANÇA, A. C. Estratégias de recursos humanos e gestão da qualidade de vida no trabalho: o stress o conceito de qualidade total. Revista de Administração, v. 32, abril/jun., 1998.

BERGAMINI, Cecília Whitaker; CODA, Roberto. Psicodinâmica da Vida Organizacional: Motivação e Liderança. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1997.

BOM SUCESSO, Edina de Paula. Relações Interpessoais e Qualidade de Vida no Trabalho. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2002.

DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. Pesquisa quantitativa e qualitativa http://monografias.brasilescola.uol.com.br/regras-abnt/pesquisa-quantitativa-qualitativa.htm

DUTRA, J. de S. (Org.). Gestão de carreiras na empresa contemporânea. São Paulo: Atlas, 2010. FERNANDES, E. C.; GUTIERREZ, L. QVT: uma experiência brasileira. São Paulo: Revista de Administração. v. 23, n. 4, p. 29-38, 1998.

FERNANDES, Eda Conte. Qualidade de Vida no Trabalho: como medir para Melhorar. Salvador, BA: Casa da Qualidade, 1996.

LIMONGI-FRANÇA, Ana Cristina. Qualidade de Vida no Trabalho: conceitos e práticas nas empresas da sociedade pós-industrial. São Paulo: Atlas, 2014.

MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES. Relatório Trimestral de Acompanhamento das Concessões Ferroviárias. 3º trimestre 1998, Abril a Junho 2000, Abril a Junho 2001.

REVISTA ACADEMICA FACULDADE FERNÃO DIAS, AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO EM TRÊS EMPRESAS DA CIDADE DE SÃO PAULO; ano 3, Novembro 2016 http://www.faculdadefernaodias.edu.br/rafe/revista/numero10/2-Avaliacao-de-desempenho.pdf

Revista ANTT, Volume 1, Novembro 2009.

SANTANA, Peri da Silva; SANTANA, José C. Curvelo. Qualidade de Vida no Trabalho, Gestão, Produtividade e o Atendimento ao Cliente Interno e Externo. Omnes Humanitate Revista Científica da ESAB, vol. 2, Vila Velha/Espírito Santo, dezembro de 2012.

SANTOS, Yndrid Nalu Ferreira; BATISTA, Marília Batista; PAIVA, Denise Silva da; SANTANA, Peri da Silva. Estudos e Abordagens da Qualidade de Vida no Trabalho em uma Indústria Têxtil. 2º FIPA – Fórum Integrado de Pesquisas em Administração. S. Paulo, 2016. http://portal.fmu.br/pesquisa/forum-adm/arq/FORUM_FMU_2016_final.pdf




DOI: https://doi.org/10.34115/basr.v2i2.408

Refbacks

  • There are currently no refbacks.