Modelagem computacional de cargas não-lineares residenciais via interface gráfica ATPDraw/ Computational modeling of residential nonlinear loads via ATPDraw graphical interface

Authors

  • Luiz Emanoel Mendes Neto
  • Júlia Oliveira Fernandes
  • João Vitor Gomes Araújo
  • Jáder Fernando Dias Breda

DOI:

https://doi.org/10.34115/basrv5n6-004

Keywords:

Qualidade da Energia Elétrica. Distorção Harmônica. Cargas Não Lineares. ATPDraw. Concessionária de Energia.

Abstract

Quando um sistema apresenta uma onda senoidal com corrente e tensão em estado de equilíbrio, e a sua frequência e amplitude são constantes, dizemos que isso é representação de uma boa qualidade de energia elétrica. De acordo com o desenvolvimento tecnológico e social, e a crescente demanda de produtos eletroeletrônicos, quando estes são conectados à rede, eles são responsáveis por causar interferências em todo o sistema devido às suas características não lineares. Este trabalho tem como intuito caracterizar os harmônicos decorrentes do uso de tais aparelhos eletroeletrônicos, pelos consumidores residenciais, tal caracterização é dada pelas simulações computacionais realizadas utilizando o ATPDraw. A partir da escolha de quatro cenários essenciais, baseados em horários de maior fluxo, as simulações individuais de cada aparelho foram feitas, constituindo um conjunto de cargas. E diante disso, foi possível avaliar o seu impacto em forma senoidal de corrente e tensão, e ao volume de harmônicos produzidos, quando não há conexão com a rede da concessionária de energia, e logo após, as simulações foram realizadas com conexão com a rede a fim de mensurar o impacto harmônico causado pelas cargas não lineares provenientes do uso de aparelhos eletroeletrônicos em uma residência específica. Os resultados obtidos mostram que, individualmente, uma residência é capaz de gerar um considerável conteúdo harmônico, e que, a mesma única residência não é capaz de causar um impacto significativo quando conectada à concessionária de energia elétrica.

 

References

ANEEL. PRODIST: Módulo 8 - Qualidade da Energia Elétrica, Agencia Nacional de Energia Elétrica, 2018.

FERNANDES, Julia Oliveira. Estimação de Estado Harmônico para Sistemas de Distribuição de Energia Elétrica Frente a Condições Reais de Operação e Monitoramento. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado) – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucurí, Janaúba, 2019.

OLESKOVICZ, Mário. Qualidade da Energia Elétrica. 2006, São Carlos.

PIRES, Igor. Caracterização de harmônicos causados por equipamentos eletroeletrônicos residenciais e comerciais no sistema de distribuição de energia elétrica. 2006. Dissertação (pós-graduação) – UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais, 2006.

Published

2021-12-04

How to Cite

Neto, L. E. M., Fernandes, J. O., Araújo, J. V. G., & Breda, J. F. D. (2021). Modelagem computacional de cargas não-lineares residenciais via interface gráfica ATPDraw/ Computational modeling of residential nonlinear loads via ATPDraw graphical interface. Brazilian Applied Science Review, 5(6), 2108–2121. https://doi.org/10.34115/basrv5n6-004

Issue

Section

Original articles