Ordenamento territorial e perspectivas da cadeia extrativista madeireira para o desenvolvimento regional sustentável na porção leste da Amazônia setentrional Brasileira / Territorial planning and prospects of the logging extractive chain for sustainable regional development in the eastern portion of the northern Brazilian Amazon

Authors

  • Olavo Fagundes da Silva

DOI:

https://doi.org/10.34115/basr.v2i1.395

Keywords:

Amapá. Exploração madeireira. Desenvolvimento regional. Fiscalização.

Abstract

O trabalho apresenta uma análise sobre o ordenamento territorial das áreas de atividade extrativista madeireira sob gestão do Estado e iniciativa privada e suas perspectivas no contexto do desenvolvimento regional no Amapá. A partir de dados secundários obtidos através de pesquisa documental em consultas diretas a documentos fornecidos por órgãos públicos ou em arquivos vetorizados disponibilizados por estes, realizou-se tratamento em Sistema de Informação Geográfica. Com base nas informações obtidas e no tratamento em SIG se procurou analisar o ordenamento territorial das iniciativas de exploração madeireira e os agentes envolvidos. De igual maneira se discutiu quais as perspectivas que os projetos madeireiros existentes podem gerar no sentido de fomentar o desenvolvimento sustentável baseado nessa atividad . Como resultado apresentam-se ainda mapas explicativos da configuração territorial das principais áreas bem como uma análise da situação atual dos projetos de exploração madeireira, suas possibilidades e limites no que concerne ao processo de expansão com fiscalização da atividade.

References

Amapá.Macrodiagnóstico do Estado do Amapá: primeira aproximação do Zoneamento Ecológico e Econômico/ Equipe Técnica do ZEE - AP. -- 3. ed. rev. ampl. --Macapá: IEPA,2008.

BRASIL. Instituto Brasileiro de Colonização e Reforma Agrária. Instrução normativa Nº 65/2010.Estabelece critérios e procedimentos para as atividades de Manejo Florestal Sustentável em Projetos de Assentamento e dá outras providências. Brasília, 27 de dezembro de 2010.

Parker, Charlie. et al..The Little REDD+ Book. Oxford (Reino Unido): Global Canopy Foundation,2009.

Pereira, Denyset al. (2010). Fatos florestais da Amazônia 2010 – Belém, PA: Imazon.

Silva, Olavo Fagundes da, et al.Módulo Meio Físico. Diagnóstico Ambiental da Região do Projeto Jari Amapá. Relatório Final-Volume Principal. Nazaré Paulista:2011.

Published

2018-08-24

How to Cite

Silva, O. F. da. (2018). Ordenamento territorial e perspectivas da cadeia extrativista madeireira para o desenvolvimento regional sustentável na porção leste da Amazônia setentrional Brasileira / Territorial planning and prospects of the logging extractive chain for sustainable regional development in the eastern portion of the northern Brazilian Amazon. Brazilian Applied Science Review, 2(1), 370–383. https://doi.org/10.34115/basr.v2i1.395

Issue

Section

Original articles