Prática educacional no ato de ensinar e aprender matemática nos anos finais do ensino fundamental por meio do processo - RICA: Raciocínio lógico, Inteligência matemática, Criatividade e Aprendizagem/ Educational practice in the act of teaching and learning mathematics in the final years of elementary school through the process - RICA: Logical reasoning, Mathematical intelligence, Creativity and Learning

Edel Alexandre Silva Pontes, Helloyne Roberta Eloi Moura, Elis Lima Coelho, Bruno Henrique Macêdo dos Santos Silva, Igor Santana Batista

Resumo


A busca por novas metodologias para o ensino e aprendizagem de matemática são eventos substanciais para se tornar efetivo á construção do saber científico, de modo a não conceber um ensino sem significados com respostas acabadas, mas uma proposta que envolva o aluno a interagir os conceitos abstratos com sua realidade. A ideia do trabalho é recomendar o processo de ensino e aprendizagem de matemática – RICA - como proposta metodológica para o ato de ensinar e o ato de aprender matemática na educação básica, exemplificando por meio de problemas direcionados aos anos finais do ensino fundamental. Este método de ensinar e aprender matemática fundamenta-se em quatro pilares: Raciocínio lógico, Inteligência matemática, Criatividade e Aprendizagem. A ideia do processo - RICA consiste que o professor apresente um problema de matemática, primordialmente de um conteúdo novo,  e desafie o aluno a tentar resolve-lo de forma intuitiva, partindo-se do pressuposto que aquele exercício seja de um tópico ainda desconhecido do aprendiz  Em seguida, o professor deverá apresentar subsídios necessários para a resolução do problema proposto Posteriormente, o mediador deve propor que o aluno desenvolva um problema do cotidiano por intermédio do conteúdo exposto E, finalmente, o professor delibera se aquele tópico foi importante para o aluno e pergunta se existe intenção de continuar aprendendo o conteúdo. Os objetivos de propiciar aos professores e alunos contato com uma ferramenta educacional para o ensino e aprendizagem de matemática por intermédio do processo – RICA permitem visualizar uma nova possibilidade na abordagem dos conteúdos programáticos, disponibilizando uma aula tipicamente diferente da usual.


Palavras-chave


Ensino e aprendizagem de matemática, Raciocínio lógico, Inteligência matemática, Criatividade e Aprendizagem.

Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, Gelindo Martineli. As contribuições da Etnomatemática e da perspectiva sociocultural da história da matemática para a formação da cidadania dos alunos de uma turma do 8. º ano do ensino fundamental por meio do ensino e aprendizagem de conteúdos da educação financeira. 2014.

CUNHA, Larissa Lais Silva da. A importância da Matemática no contexto escolar. 2016.

DA SILVA, Luis Gustavo Moreira; FERREIRA, Tarcísio José. O papel da escola e suas demandas sociais. Projeção e docência, v. 5, n. 2, p. 06-23, 2014.

DO VALE, Dilair et al. Formação continuada de professores: percepções docentes e implicações para as práticas pedagógicas desenvolvidas em aulas de ciências. Brazilian Applied Science Review, v. 3, n. 5, p. 1949-1966, 2019.

ENRÍQUEZ, J. A. V. Estratégias utilizadas por professores na implementação de tarefas matemáticas. 2015. Disponível em: < https://www.ufjf.br/ebrapem2015/files/2015/10/gd7_jakeline_villota.pdf > Acesso em: 30 de abril de 2021.

MARTINEZ, Isabella Guedes; DOS SANTOS, Elias Batista. Ensino de ciências por investigação e aulas de acompanhamento pedagógico: análise do processo de aprendizagem de um grupo de estudantes do ensino fundamental. Brazilian Applied Science Review, v. 3, n. 3, p. 1640-1652, 2019.

PONTES, Edel Alexandre Silva. Modelo de ensino e aprendizagem de matemática baseado em resolução de problemas através de uma situação-problema. Revista Sítio Novo, v. 2, n. 2, p. 44-56, 2018.

PONTES, Edel Alexandre Silva. Algumas considerações teóricas no ensino de estatística na educação básica de maneira contextualizada. Revista Eixo, v. 7, n. 3, p. 227-237, 2018.

PONTES, Edel Alexandre Silva. The Four Educational Pillars in the Process of Teaching and Efficient Learning of Mathematics: Process RICA. International Congress of Mathematicans – ICM, 2018.

PONTES, Edel Alexandre Silva. Os Quatro Pilares Educacionais no Processo de Ensino e Aprendizagem de Matemática. Revista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educación en Tecnología, n. 24, p. e02-e02, 2019.

PONTES, Edel Alexandre Silva. A Capacidade de Gerar Soluções Eficientes e Adequadas no Processo Ensino e Aprendizagem de Matemática. Revista Psicologia & Saberes, v. 8, n. 10, p. 193-205, 2019.

PONTES, Edel Alexandre Silva. O professor ensina e o aluno aprende: questões teóricas no processo de ensino e aprendizagem de Matemática. RACE-Revista de Administração do Cesmac, v. 4, p. 111-124, 2019.

SILVA, Adailton Cardoso da. Metodologias de ensino e aprendizagem da matemática no 5º ano do Ensino Fundamental: perspectivas e desafios para professores em São Francisco–MG. 2020.




DOI: https://doi.org/10.34115/basrv5n3-011

Apontamentos

  • Não há apontamentos.