Simulação da resistência ao avanço de um casco wigley utilizando CFD / Simulation of the resistance to advance of a wigley hull using CFD

Vitor de Moura Lucindo, Luiz Pereira da Costa Neto, Max Breno Bezerra Muniz, Moisés Euclides da Silva Junior, Thiago Batista David, Tiago José Florencio Salvador, Wilton Batista da Silva, Cesar Augusto Salhua Moreno

Resumo


A resistência ao avanço é tradicionalmente avaliada a partir de ensaios experimentais utilizando modelos em escala reduzida. Os resultados obtidos por meio destes são extrapolados para a escala real do casco. Atualmente, os avanços computacionais alcançados, tornou a utilização de CFD (Computational Fluid Dynamics) uma possibilidade acessível, e está cada vez mais confiável, na prática da determinação da resistência ao avanço. Diversos trabalhos utilizam resultados de ensaios experimentais de cascos de forma conhecida, como parâmetros comparativos aos resultados obtidos numericamente por meio de softwares CFD. O casco Wigley é utilizado neste trabalho, que visa determinar a resistência ao avanço utilizando CFD para várias velocidades. Os resultados obtidos nas simulações com o software Ansys CFX são comparados com os dados experimentais disponíveis na literatura. A comparação mostrou que para o trecho entre o número de Froude (Fn) igual a 0,24 e o número de Froude (Fn) igual a 0,266 há uma concordância entre os valores, enquanto que para os demais pontos ocorreram algumas diferenças significativas. Apesar disso, de uma maneira geral, a curva dos resultados apresentou comportamento semelhante às curvas experimentais. As discrepâncias observadas, deve-se principalmente, entre outros fatores, ao baixo refinamento da malha, que tem influência direta no resultado final.


Palavras-chave


Resistência ao avanço, CFD, Wigley, Ansys cfx

Texto completo:

PDF

Referências


ARAUJO, M.F. Estimativa do fator e da resistência ao avanço de embarcações através da dinâmica dos fluidos computacional. Dissertação (Mestrado) – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Departamento de Engenharia Naval e Oceânica. São Paulo, 2014.

BAI, K.J.; CHANG, M.S.; DAWSON, C.W.; HONG, Y.S.; LIBBY, J.; MCCARTHY, J.H.; SALVESEN, N.; YIM, B. Proceedings of the Workshop on: Ship Wave Resistance Computations. David W. Taylor Naval Ship Research and Development Center. Bethesda, 1979.

DÁVILA, M.; MENDONZA, J.A.; VILLAGÓMEZ, R.J.C. Calculo de resistencia al avance de embarcaciones utilizando herramientas de dinâmica de fluido computacional(cfd) en el cehiduni. 22th Copinaval, Buenos Aires, Argentina, 2011.

FONFACH, J.M.A. Manual CFD para ensayos hidrodinámico de embarcaciones. Universidad Austral de Chile. 2009.

LUCINDO, V.M. Simulação da Resistência ao Avanço de um Casco Wigley utilizando CFD. Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia Naval (Departamento de Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Pernambuco, 2017.

MELLO, N.X. Análise de equilíbrio dinâmico e resistência ao avanço de cascos planadores em CFD. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2015.

UEDA, R.J.; HASHIBA, R.I.; TANCREDI, T.P.; ANDRADE, B.LR. Análise paramétrica da resistência ao avanço de cascos de embarcações de apoio: comparação entre métodos semi-empíricos e métodos numéricos. 24th Sobena, Brasil, Rio de Janeiro, 2012.




DOI: https://doi.org/10.34115/basrv5n2-027

Apontamentos

  • Não há apontamentos.