Fabricação de Liga de Alumínio AA7011 Através de Técnicas de Metalurgia do Pó / Fabrication of AA7011 Aluminum Alloy Using Powder Metallurgy Techniques

Enéas Carlos de Oliveira Silva, Diogo Monteiro do Nascimento, José Endereço Baracho da Costa, Moisés Euclides da Silva Junior, Márcio Rolemberg Freire, Oscar Olimpio de Araujo Filho

Resumo


Entre as diversas ligas de alumínio, destacam-se as da série 7XXX. São aplicadas principalmente em componentes estruturais de aeronaves por apresentarem níveis mais elevados de resistência e dureza. Este trabalho consistiu na fabricação e estudo da liga de alumínio, AA7011, através de técnicas de metalurgia do pó. Foram preparadas três amostras, adicionando como reforços os elementos Silício (Si), Ferro (Fe), Cobre (Cu), Manganês (Mn), Cromo (Cr), Níquel (Ni), Zinco (Zn) e Titânio (Ti), ambos utilizando a moagem de alta energia (MAE), processando-os em um moinho vibratório do tipo SPEX, durante 0,5; 1,0 e 2,0 horas. Em seguida, os pós foram compactados unixialmente a frio em uma prensa hidráulica a uma carga de 40 ton e sinterizados em um forno tipo mufla a temperatura de 500 ºC, durante 5,0 horas. A caracterização dos pós se deu por Difração de Raios-X (DRX). As propriedades das amostras sinterizadas foram estudadas por Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) e ensaio de Microdureza Vickers, no qual obteve como resultado para a liga processada durante 2,0 h uma média de 110,12 HV, correspondendo a um aumento de 249,21% em relação ao Alumínio AA1100 (comercialmente puro), que teve um resultado médio de 31,95 HV.


Palavras-chave


Metalurgia do Pó, Alumínio, Moagem de Alta Energia, Dureza, Liga AA7011.

Texto completo:

PDF

Referências


ABAL, 2007. Fundamentos e aplicações do alumínio. Associação Brasileira do Alumínio, p. 22.

ASM Handbook, 1993. Aluminium and alloys. ASM International, v. 2.

Barbosa, C., 2014. Metais não ferrosos e suas ligas: microestrutura, propriedades e aplicações. E-papers, Rio de Janeiro.

Callister, W.D., 2013. Ciência e engenharia dos materiais: uma introdução. LTC, Rio de Janeiro, 8ª edição.

Chiaverini, V., 2001. Metalurgia do pó. Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais, São Paulo.

Silva, T.T.L., 2017. Manufatura e caracterização de Alumínio-Cobre (Duralumínio) fabricadas via técnicas de metalurgia do pó. Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Pernambuco, Recife.

Sousa, M.M.S., 2012. Estudo do processo de fabricação de compósitos de matriz metálica da liga de alumínio AA6061 por metalurgia do pó via moagem de alta energia e sinterização a vácuo. Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Pernambuco, Recife.




DOI: https://doi.org/10.34115/basrv5n2-023

Apontamentos

  • Não há apontamentos.