Análise de desvios de forma em tanques de armazenamento cilíndricos a partir de dados obtidos por laser scanner / Analysis of shape deviations in cylindrical storage tanks from laser scanner data

Authors

  • José Carlos Dias Filho Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Adyles Arato Júnior

DOI:

https://doi.org/10.34115/basrv5n2-011

Keywords:

laser scanner, inspeção, tanques de armazenamento, inspeção de superfícies.

Abstract

A prevenção de falhas em tanques de armazenamento de petróleo ou produtos químicos é realizada através de uma inspeção onde se procura identificar mossas, trincas, pequenos desprendimentos de chapa e corrosão. Este trabalho é grandemente dificultado devido às suas dimensões que resultam em uma extensa área de chapa para inspecionar com grandes alturas de paredes lisas, o que exige a montagem de grandes extensões de andaimes, acarretando em sérios problemas de segurança. Uma técnica interessante para realização da inspeção é a análise da superfície interna e externa do tanque por laser scanner, que vem se revelando como uma importante ferramenta para a identificação de desvios de forma de vários tipos, propiciando a identificação de deformações e amassados nas paredes, identificando a forma atual real da estrutura e, consequentemente, as discrepâncias com relação às dimensões de projeto, possibilitando a análise de possíveis problemas presentes. A partir dos dados disponibilizados pelo laser scanner, deve-se obter uma representação da superfície na forma de rede (malha), cujos nós são pontos selecionados da massa de dados fornecida, tal que represente fielmente a superfície do tanque com uma resolução compatível com programas para análise de desvios de forma, deformação e tensão. Apesar de existirem muitos métodos para identificação de imagens, estes métodos são bastante complexos e visam identificar imagens, a priori, desconhecidas. No caso de uma inspeção técnica, se conhece previamente qual o objeto do mapeamento e se torna possível desenvolver algoritmos mais rápidos, simples e orientados para esse fim. Este trabalho apresenta um método desenvolvido para a realização desta identificação de forma mais automática e rápida possível, levando em conta que o tanque tem forma cilíndrica e que os demais objetos, para o fim da análise pretendida, são obstáculos que devem ser simplesmente removidos da imagem.

 

References

Gomes, R. J., das Neves, “Análise de desvios de forma de estruturas de revolução com base nos resultados de laser scan” Trabalho de Formatura, Curso de Engenharia Mecânica – UNESP Campus de Ilha Solteira, 2008.

Ribeiro, S. R. A., et all, “Aplicação da metodologia de dados orientado a objeto na classificação de uma área urbanizada, utilizando uma imagem digital obtida por meio da tecnologia do laser scanner”, IN: Simpósio Brasileiro de Geomática, Presidente Prudente - SP, Brasil, 09-13 de julho de 2002.

Wehr A., Lohr, U., “Airborne laser scanning—an introduction and overview”, ISPRS Journal of Photogrammetry & Remote Sensing, 54, 1999.

Published

2021-03-18

How to Cite

Dias Filho, J. C., & Arato Júnior, A. (2021). Análise de desvios de forma em tanques de armazenamento cilíndricos a partir de dados obtidos por laser scanner / Analysis of shape deviations in cylindrical storage tanks from laser scanner data. Brazilian Applied Science Review, 5(2), 754–775. https://doi.org/10.34115/basrv5n2-011

Issue

Section

Original articles