Desenvolvimento de Metodologias e Aplicação de Técnicas de Análise e Gerenciamento de Riscos para Melhorias no Controle, Segurança e Licenciamento de Centrais Nucleares e Instalações Radioativas/ Development of Methodologies and Risk Analysis and Management Application Techniques for Improvements in the Control, Security and Licensing of Nuclear Power Plants and Radioactive Installations

Valéria Emiliana Alcântara e Alves, Amir Zacarias Mesquita, Patrícia Albernaz Melo Ribeiro, Alexandre Melo de Oliveira, Diva Godoi de Oliveira Peconick, Youssef Morghi, Edson Pereira da Silva, Rogerio Rivail Rodrigues, Rogerio Rivail Rodrigues

Resumo


As revisões das recomendações regulatórias da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) no cenário mundial, após o acidente nuclear em Fukushima e o cenário nacional da criação da Agência Reguladora do Setor Nuclear, reforçam a necessidade de revisão e atualização contínua dos processos de licenciamento, avaliação de segurança e gerenciamento de risco à luz das lições aprendidas. Técnicas como Avaliação Probabilística de Risco, Engenharia de Confiabilidade e Inspeção Baseada em Risco, serão adaptadas e incorporadas aos processos de licenciamento nuclear e ambiental de centrais nucleares e instalações radioativas, buscando a melhoria dos projetos e a redução dos riscos envolvidos no ciclo de vida destas instalações. Este trabalho descreve o projeto de pesquisa em andamento no Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), que tem como meta o desenvolvimento e a aplicação de metodologias de análise e gerenciamento de risco, tendo em vista a melhoria dos processos de licenciamento instalações nucleares. O estudo visa contribuir para a otimização no projeto das centrais nucleares e instalações radioativas do programa nacional, bem como melhorias de segurança e eficiência e eficácia no processo de seus licenciamentos. Os sistemas desenvolvidos poderão ser aplicados tanto para reatores nucleares de potência, reatores de pesquisa, instalações radioativas, quanto para as demais instalações do ciclo do elemento combustível.

Palavras-chave


Licenciamento nuclear, técnicas de análise, gerenciamento de risco, centrais nucleares, instalações radioativas.

Texto completo:

PDF

Referências


International Atomic Energy Agency – IAEA. Lessons learned from accidents in industrial irradiation facilities. Vienna. 1996.

Mesquita, A.Z. Investigação Experimental da Distribuição de Temperaturas no Reator Nuclear de Pesquisa Triga IPR-R1. Tese Doutorado. Universidade Estadual de Campinas, Unicamp. 2005.

Comissão Nacional de Energia Nuclear – Cnen. Glossário do Setor Nuclear e Radiológico Brasileiro. Rio de Janeiro. 2014.

Brasil. Resolução 237 do Conama de 19 dez 1997. Disponível em: . Acessado em 21.08.2014..

Comissão Nacional de Energia Nuclear – Cnen. Licenciamento de Instalações Nucleares. Norma CNEN NE 1.04. Resolução CNEN 15/02. 2002.

Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT; International Organization for Standardization - ISO. Gestão de riscos — Princípios e diretrizes, Risk management – Principles and guidelines. ABNT NBRISO 31000. 2009

FM2S – Educação e Consultoria. Engenharia de Confiabilidade: o que é e qual sua função? Disponível em https://www.fm2s.com.br/engenharia-de-confiabilidade/. Acessado em 27.08.2014.

Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission – Coso. Gerenciamento de Riscos na Empresa – Estrutura Integrada: Sumário Executivo e Estrutura; Integrated Framework: Application Techniques. 2 vol. Nova Jersey. 2007.




DOI: https://doi.org/10.34115/basrv5n1-027

Apontamentos

  • Não há apontamentos.