Análise da capacidade produtiva de uma empresa de fotografia através da previsão de demanda baseada em séries temporais/ Analysis of the production capacity of a photography company through the forecast of demand based on time series

Viviane Sombra da Silva, Jaqueline Sousa Lima, David Wandrey Moreira Alves, Daiane de Oliveira Costa

Resumo


O mercado se mostra cada vez mais competitivo, tornando o planejamento das empresas imprescindível, assim, a previsão de demanda apresenta-se como ferramenta para ajudar no alcance dos objetivos corporativos, auxiliando principalmente no planejamento de aquisição de materiais e na alocação de recursos de maneira mais eficiente. O presente estudo foi realizado em uma empresa de pequeno porte do setor de fotografia. Seu objetivo é aplicar um método de previsão de demanda com o intuito de verificar, através de uma análise de capacidade, se o negócio tem condições de atender a produção esperada para o ano de 2020. O comportamento da demanda se equipara ao padrão com sazonalidade e permanência, podendo ser prevista por meio do método de suavização exponencial com sazonalidade, então a partir dos cálculos do desvio médio absoluto e da porcentagem média absoluta foi descoberto o coeficiente de suavização que agregaria um menor erro à previsão. Com os resultados obtidos, foi concluído que a empresa terá sua capacidade negativa nos meses de janeiro, fevereiro e dezembro, dessa forma, foram apresentadas soluções em dois horizontes temporais.


Palavras-chave


Previsão de demanda, Ramo de fotografia, Análise de capacidade.

Texto completo:

PDF

Referências


CAVALEIRO, N. P. Aplicação de métodos de previsão de demanda em uma empresa de cosméticos. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2013.

CORRÊA, H. L.; CORRÊA, C. A. Administração de produção e operações: manufatura e serviços: abordagem estratégica. - 3. ed. - São Paulo: Atlas, 2012.

FAVARETTO, Fábio. Uma contribuição ao processo de gestão da produção pelo uso da coleta automática de dados de chão de fábrica. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) – Escola de Engenharia de São Carlos. USP, São Paulo, 2001.

FERNANDES, F. C. F.; GODINHO FILHO, M. Planejamento e controle da produção: dos fundamentos ao essencial. São Paulo: Atlas, 2010.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

JACOBS F. R; CHASE R. B. Administração de operações e da cadeia de suprimentos. 13 ed. AMGH Editora Ltda., 2012.

KRAJEWSKI, L.J; RITZMAN, L. P; MALHOTRA, M. K. Administración de operaciones. 8 ed. México: Pearson Educación, 2008.

LIMA, M. B. S. P.; SANTOS, W. B.; DROGUETT, E. L.; DINIZ, H. H. L.; SANTOS, R. C. B. Aplicação do

modelo de previsão de demanda Holt-Winters em uma regional de corte e dobra de aço. XXXV ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUCAO. Ceará: Fortaleza, 2015.

MARTINS, P. G; LAUGENI, F. P. Administração da produção. São Paulo: Saraiva, 2005. MOREIRA, D. A. Administração da produção e operações. 2 ed. São Paulo: Cengage Learning, 2009

Revista FHOX. O mercado fotográfico em 2019. Disponível em . Acesso em: 11 nov. 2019.

SANTOS, S. R. Aplicação de métodos de previsão de demanda de um produto em uma indústria de alimentos do Paraná. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Medianeira, 2014.

SLACK, N.; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R. Administração da produção. 8 ed. - São Paulo: Atlas, 2018. TUBINO, D. F. Planejamento e controle da produção: teoria e prática. 3 ed. - São Paulo: Atlas, 2017.




DOI: https://doi.org/10.34115/basrv5n1-022

Apontamentos

  • Não há apontamentos.