Instrumentação de Baixo Custo em Coluna de Solo para Monitoramento Time-Lapse da Ascensão Capilar / Low Cost Soil Column Instrumentation for Time-Lapse Monitoring of Rising Damp

Authors

  • Nicolas Guimarães Ohofugi
  • Manuelle Santos Góis
  • Katherin Rocio Cano Bezerra da Costa
  • André Luís Brasil Cavalcante

DOI:

https://doi.org/10.34115/basrv5n1-014

Keywords:

Ascensão capilar, monitoramento, teor de umidade, Arduino.

Abstract

É notável na engenharia contemporânea que, o monitoramento dos índices físicos do solo é de suma importância na previsão do seu comportamento, como no monitoramento das deformações ocorrentes no maciço de uma barragem. Assim, motivados por essa necessidade, o presente trabalho estabelece a construção de um sistema de monitoramento de baixo custo com a utilização do sistema de software e hardware Arduino para a análise do teor de umidade em uma coluna de areia durante o fenômeno de ascensão capilar. Dessa forma, nota-se que, a análise em tempo real dos estados de umidade do solo torna-se viável por meio de um sistema de monitoramento de baixo custo.

References

Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 7181: Solo - Análise granulométrica. Rio de Janeiro: ABNT, 2016.

Corrêa, M. R. O, Gomes, E. L. B (2016). Sensores aplicados no Controle da Umidade do Solo para o Cultivo da Cenoura. V Seminário de Automação Industrial e Sistemas EletroEletrônicos – SAISEE, Santa Rita do Sapucaí-MG.

Costa, K. C. B. (2020), Plataforma Integrada Para a Avaliação do Risco Devido aos Deslizamentos Superficiais Deflagrados por Chuvas. Projeto de Qualifiação de Doutorado; Programa de Pós-Graduação em Geotecnia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, Universidade de Brasília.

Costa, M. D.; Mariano, M. O. H.; Araujo, L. B.; José, F. T. (2018). Estudos laboratoriais para avaliação do desempenho de camadas de cobertura de aterros sanitários em relação à redução de emissões de gases e infiltrações. Engenharia Sanitária e Ambiental, v. 23, n. 1.

Fredlund, Delwyn G.; Rahardjo, Hendry. Soil mechanics for unsaturated soils. John Wiley & Sons, 1993.

Góis, M. S. (2019), Estudo Quantitativo das Concentrações de Soluto e Níveis de Saturação de Fluidos a Partir de Estudos Hidrogeofísicos na Zona Não Saturada. Relatório Anual de Pós-Doutorado; Programa de Pós-Graduação em Geotecnia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, Universidade de Brasília.

Moreira, G. R., Cavalcante, A. L. B (2018). Proposta de Caracterização e Montagem de Colunas de Solo Instrumentadas para Análise de Infiltração e Percolação de Fluidos na Zona Não Saturada. Relatório Anual FAPDF; Programa de Pós-Graduação em Geotecnia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, Universidade de Brasília.

Pinto, Carlos de Sousa (2016). Curso básico de Mecânica dos Solos. Oficina de Textos.

Terzaghi, K. (1943). Theoretical soil mechanics, Wiley,New York, 503p.

Published

2021-02-11

How to Cite

Ohofugi, N. G., Góis, M. S., Costa, K. R. C. B. da, & Cavalcante, A. L. B. (2021). Instrumentação de Baixo Custo em Coluna de Solo para Monitoramento Time-Lapse da Ascensão Capilar / Low Cost Soil Column Instrumentation for Time-Lapse Monitoring of Rising Damp. Brazilian Applied Science Review, 5(1), 226–240. https://doi.org/10.34115/basrv5n1-014

Issue

Section

Original articles