Análise do indicador overall equipment effectiveness (OEE) em um setor de envase da indústria de alimentos / Analysis of the overall equipment effectiveness (OEE) indicator in a food industry filling sector

Davi da Fonseca Vieira Junior Marinato, Leandro Figueiredo de Almeida Pinto Ribeiro, Emily Ribeiro de Souza Felix, Ana Paula Leite Soares, Cahue Sbrana

Resumo


As dificuldades para que as indústrias continuem em crescimento nesse mundo globalizado são enormes, assim como as estratégias estão voltadas para suportar um ambiente extremamente competitivo e flexível. A filosofia Lean Manufacturing propõe, através de suas ferramentas e conceitos, a busca pela eliminação dos desperdícios e o aumento da eficiência dos processos produtivos, destacando-se o OEE (Overall Equipment Efficiency) como sua principal métrica de desempenho dos equipamentos. Neste contexto, o presente trabalho tem como finalidade analisar a eficiência global das máquinas de um setor de envase da indústria de alimentos. Com a utilização do OEE, foi viável mensurar as reais condições de operação, refletindo nos índices de disponibilidade, eficiência e qualidade, as principais oportunidades de melhoria e aumento de produtividade. As análises foram realizadas através de visitas ao setor e avaliações de dados gerados por um software específico para o controle deste indicador. Os resultados encontrados fornecem ações com potencial para aumentar o OEE do setor, assim como auxiliar os gestores em futuras análises similares.


Palavras-chave


Lean Manufacturing, OEE, Equipamentos, Produtividade.

Texto completo:

PDF

Referências


AMORIM, J.P. OEE – A Forma de Medir a Eficiência dos Equipamentos. www.scribd.com, 2009.

BUSSO, C. M.; MIYAKE, D. I. Análise da aplicação de indicadores alternativos ao Overall Equipment Effectiveness (OEE) na gestão do desempenho global de uma fábrica. Associação Brasileira de Engenharia de Produção. São Paulo, p. 1-21. jun. 2013.

CHIARADIA, A. Utilização do indicador de eficiência global dos equipamentos na gestão de melhoria contínua dos equipamentos. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS. 2004.

DAL, B.; TUGWELL, P.; GRATBANKS, R. Overall equipment effectiveness as a measure of operational improvement – A practical analysis. International Journal of Operations & Production Management. V. 20, n. 12, p. 1488-1502, 2000.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

HANSEN R. C. Eficiência Global dos Equipamentos: uma poderosa ferramenta de produção/manutenção para aumento dos lucros. Tradução de Altair Flamarion Klippel; Bookman, Porto Alegre, 2001.

MARTINS, P. G., LAUGENI, F. P. Administração da Produção. São Paulo: Saraiva, 2005.

MORAES, P. H. A. Manutenção Produtiva Total: Estudo de caso em uma empresa automobilística. Dissertação de Mestrado em Gestão de Recursos Sócio produtivos. Universidade de Taubaté - Taubaté: UNITAU, 2004.

NAKAJIMA, S. Introdução ao TPM – Total Productive Maintenance. São Paulo: IMC Internacional Sistemas Educativos Ltda., 1989.

SANT’ANA, G.D.; SILVA, H.R. Análise do setor de manutenção em uma indústria de beneficiamento de semente de milho. Brazilian Applied Science Review. Curitiba, Paraná, 2020.

SANTOS, A.C.; SANTOS, M.J. Utilização do Indicador de Eficácia Global de Equipamentos (OEE) na Gestão de Melhoria Contínua do Sistema de Manufatura – Um Estudo de Caso. Anais XXVII Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Foz do Iguaçu, PR:ENEGEP, 2007.

SHERWIN, D. A review of overall models for maintenance management. Journal of Quality in Maintenance Engineering, v. 6, n.3, p. 137-64, 2000.

TONDATO, R. Manutenção produtiva total: estudo de caso na indústria gráfica. Dissertação de Mestrado em Engenharia de Produção. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2004.

ZATTAR, I. C.; RUDEK, S.; TURQUINO, G. S. O uso do indicador OEE como ferramenta na tomada de decisões em uma indústria gráfica: um caso prático. Iberoamerican Journal Of Industrial Engineering. Santa Catarina, p. 113-132. 2010.




DOI: https://doi.org/10.34115/basrv5n1-003

Apontamentos

  • Não há apontamentos.