Extração de óleo do ouricuri (syagrus coronata) utilizando a prensagem mecânica / Ouricuri (syagrus coronata) oil extraction using mechanical pressing

Joyce Emanuelle Pinheiro Barbosa, Vitória Ricardo da Rocha, Amanda Santana Peiter

Resumo


A presença do Syagrus coronata (ouricuri) na paisagem do estado de Alagoas é bastante habitual devido à facilidade de cultivo e adaptação ao solo. Essa palmeira além de servir como matéria-prima para artigos de moda através de suas folhas, é utilizada para produção de alimentos e os seus resíduos da extração do óleo servem como alimentação animal. Além disso, o ouricuri vem se destacando na produção de biodiesel devido ao seu alto teor de óleo. Para extração de óleo pode ser utilizada a extração mecânica, a extração por solvente ou ainda a extração mista. Neste trabalho foi estudada a extração do óleo de ouricuri utilizando a extração mecânica devido às vantagens econômicas quando comparada a extração por solvente, já que não é necessária a utilização de solventes, tornando-se um método viável e fácil de ser reproduzido pela comunidade. As pressões estudadas foram 305,4 e 450,9 kgf/cm2. Para a pressão menor, o teor de óleo de ouricuri encontrado foi de 20,1% em 45 min, não havendo aumento da massa de óleo extraída após esse tempo. Para a pressão de 458,1 kgf/cm2 foi encontrado um teor de óleo de 37,3% na amostra no tempo de 49,4 min.  A partir desse tempo o teor de óleo não aumentou, sendo esse o maior valor encontrado.


Palavras-chave


Extração mecânica, Ouricuri, óleo.

Texto completo:

PDF

Referências


CARVALHO, C. O. Comparação entre métodos de extração do óleo de Mauritia flexuosa L.f. (Arecaceae - buriti) para o uso sustentável na reserva de desenvolvimento tupé: rendimento e atividade antimicrobiana. 2011. 109f. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia e Recursos Naturais) - Escola Superior de Ciência da Saúde, Universidade do Estado do Amazonas, Manaus – AM, 2011.

CREPALDI, I.C.; ALMEIDA-MURADIAN, L. B.; RIOS, M. D. G.; PENTEADO, M. V. C.; SALATINO, A. Composição Nutricional do fruto de licuri (Syagrus coronata (Martius) Beccari). Revta brasil. Bot., V.24, n.2, p.155-159, São Paulo, 2001.

SANTOS, L. T. S. Estudo das potencialidades do fruto do ouricuri. 2015. 83f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió – AL, 2015.

VEREDIANO, F. C. Aproveitamento da torta residual da extração do óleo da polpa de macaúba para fins alimentícios. 2012. 114f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) – Escola de Engenharia, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2012.




DOI: https://doi.org/10.34115/basrv4n6-014

Apontamentos

  • Não há apontamentos.