Perdas na produção de energia solar fotovoltaica devido aos efeitos elétricos e térmicos/Losses in solar photovoltaic energy production due to electrical and thermal effects

Tamara Conceição Vieira Santos, Auderio Tiago Gomes Cavalcante, Cícero Rita da Silva

Resumo


Considerando a crescente possibilidade de inserção de sistemas fotovoltaicos conectados à rede elétrica (SFCR) nas residências dos brasileiros, simulações tanto a respeito do comportamento do sistema como da quantidade de energia entregue à rede se fazem necessárias. Neste trabalho é apresentada a relação das propriedades elétricas e térmicas provenientes de sistemas solar fotovoltaicos com ênfase da temperatura e da radiação solar na produção de energia. Esta pesquisa mostra como os efeitos da temperatura e da radiação solar agem respectivamente sobre a tensão e a corrente elétrica de um sistema de produção de energia fotovoltaica, e a importância desta análise para que se obtenha a maximização do seu potencial energético utilizando um sistema fotovoltaico mais eficiente. Os resultados deste estudo serão produzidos na cidade de Rio Largo/AL com a utilização de módulos fotovoltaicos monocristalino e multicristalino cujos dados coletados serão analisados, comparados e expostos para contribuir no desenvolvimento dessa tecnologia gerando energia limpa tanto na região metropolitana de Maceió como adjacências.


Palavras-chave


Energia Solar Fotovoltaica, Temperatura, Radiação Solar.

Texto completo:

PDF

Referências


ATLAS de Irradiação Solar, 2017.

BRITO, S. S. Centro de Referências para Energia Solar e Eólica.

Manual do Engenheiro para Sistemas Fotovoltaicos. Rio de Janeiro: 1999.

Carta solar - Insolação diária, Média anual - Pleno Sol.

CASTRO, M. S; BELCHIOR, F. N; OLIVEIRA, G. D; SANTOS, J. D; PIRES, S. R. Análise do impacto da geração fotovoltaica na Universidade Federal de Goiás. Braz. Ap. Sci. Rev, Curitiba, v. 4, n. 5, p.3023-3042 set./out. 2020 ISSN 2595-3621.

Disponível em: . Acesso: 13 jun. de 2019.

CASSÓLI, M. D; Guia Prático da Energia Solar Fotovoltaica. SOLAR TERRA.

Energia Solar Fotovoltaica; Sistemas de Energia – SIE, Aula 12, Módulo VIII.

Energia Solar. Disponível em: . Acesso: 03 jun. de 2019.

Geografos, www.geografos.com.br/cidades-alagoas/rio-largo.php. Acessada em 22/06/2019 às 18:40h.

LABREN - Laboratório de Modelagem e Estudos de Recursos Renováveis de Energia. Disponível em: < http://labren.ccst.inpe.br/atlas_2017_AL.html/> Acesso: 01 jun. de 2019.

LACCHINI, C; SANTOS, J. C. V. “Photovoltaic energy generation in Brazil – Cost analysis using coal-fired power plants as comparison”. Renewable Energy, v.52, p.183-189, 2013.

NASCIMENTO, C. A. “Princípio de funcionamento da célula fotovoltaica”. M.S. thesis, Universidade Federal de Lavras, 2004.

PINHO, J. T; GALDINO, M. A. Manual de Engenharia para Sistemas Fotovoltaicos, CEPZ- CRESESB. Rio de Janeiro, 2014.

Portal Solar. Disponível em: Acesso: 01 jun. de 2019.

Programa de Capacitação em Energias Renováveis ─ ONUDI, Módulo- Energia Solar Fotovoltaica.

VILLALVA, M. G.; GAZOLI, J. R. Energia Solar Fotovoltaica. 1. Ed. São Paulo: Érica, 2012.




DOI: https://doi.org/10.34115/basrv4n6-013

Apontamentos

  • Não há apontamentos.