Protótipo Trifásico para Monitoramento de Consumo de Energia Elétrica Utilizando A Plataforma Arduino / Three-phase Prototype for Monitoring Eletric Power Consumption Using the Arduino Platform

Erik Thauan Mendes Santos, Júlia Oliveira Fernandes, João Vitor Gomes de Araújo, Jáder Fernando Dias Breda

Resumo


A partir da década de 1990, o elevado consumo de energia elétrica se tornou um ponto indispensável para o desenvolvimento econômico, o que vem resultando em grandes impactos ambientais devido a construção de novos meios de obtenção da energia elétrica. Diante disto, a procura pelo consumo consciente é de suma importância para que haja harmonia entre o processo de desenvolvimento e o meio ambiente. Ou seja, o acompanhamento do consumo de energia e do valor gasto em tempo real passa a ser um fator crucial. Assim, o presente trabalho consiste no desenvolvimento de um protótipo trifásico de monitoramento de consumo de energia elétrica, em tempo real, que permite que o consumidor consiga ter uma estimativa de seus gastos de instantaneamente, utilizando sensores não-invasivos em conjunto com a plataforma Arduino. O protótipo fornece os valores obtidos em um display LCD, informando as medidas de tensão e corrente nas três fases do sistema, o tempo total de monitoramento, a energia consumida e, por fim, o custo aproximado a ser pago pelo consumidor. Os resultados obtidos foram satisfatórios, já que os valores medidos se encontram de acordo com os sinais de entrada e os valores calculados se apresentam próximos aos calculados teoricamente.


Palavras-chave


Conscientização, Eficiência energética, Monitoramento, Sistemas trifásicos, Plataforma Arduino.

Texto completo:

PDF

Referências


Bermúdez, A. S. (2005). Manual do Proteus em português. Disponível em: http//www.forimnow.com.br/vip/fóruns=41935. Acesso em: 5 de novembro de 2019.

Brito, J. (2016). Transformadores de tensão e corrente. Universidade Estadual de Londrina, Paraná – Brasil.

Nicolau, C. T. (2013). Medição de Energia Elétrica: Impactos da mudança tecnológica no setor jurídico de uma concessionária distribuidora de energia elétrica. Rio de Janeiro – Brasil.

CEMIG, Companhia Energética de Minas Gerais. (2019a). Redes Inteligentes. Disponível em: . Acesso em: 21 de outubro de 2019.

CEMIG, Companhia Energética de Minas Gerais. (2019b). Valores de tarifa e serviços. Disponível em: https://www.cemig.com.br/pt-br/atendimento/Paginas/valores_de_tarifa_e_servicos.aspx. Acesso em: 19 de outubro de 2019.

Demetras, E. (2019). SCT-013 – Sensor de Corrente Alternada com Arduino. Disponível em: < https://portal.vidadesilicio.com.br/sct-013-sensor-de-corrente-alternada/>. Acesso em: 19 de outubro de 2019.

Di Leo, G., Landi, M., Paciello, V. and Pietrosanto, A. (2012). Smart metering for demand side management. Instrumentation and Measurement Technology Conference, pp.1798-1803.

Duarte, L. F. C., Zambianco, J. D., Airoldi, D., Ferreira, E. C. and Dias, J. A. S. (2011). Characterization and Breakdown of the Electricity Bill using Custom Smart Meters: A Tool for Energy-Efficiency Programs. International Journal of Circuits, Systems and Signal Processing, vol 5, pp.116-123.

Lecchi, T. (2015). Sistema Smart Grid de Telemetria Não Invasiva Para Monitoramento de Consumo, Detecção e Comunicação de Anomalias e Fraudes de Energia Utilizando Tecnologia Arduino. Universidade Federal do Espírito Santo – UFES. Disponível em: < https://pt.slideshare.net/thiagolecchi/sistema-smart-grid-de-telemetria-no-invasiva-para-monitoramento-de-consumo-deteco-e-comunicao-de-anomalias-e-fraudes-de-energia-utilizando-tecnologia-arduino>.Acesso em: 29 de outubro de 2019.

Moghe, R., Yi, Y., Lambert, F.and Divan, D. (2010). Design of a low cost self powered “Stick-on” current and temperature wireless sensor for utility assets. Energy Conversion Congress and Exposition, pp.4453-4460.




DOI: https://doi.org/10.34115/basrv4n5-015

Apontamentos

  • Não há apontamentos.