Materiais como alternativa para uso em Coletores Solares / Materials as an alternative for use in Solar Collectors

Joyce Mara Brito Maia, Barbara Gomes Pereira, Fábio André Lora

Resumo


Podendo ser utilizada tanto para aquecimento quanto para geração de energia, a fonte solar é uma das energias renováveis mais discutidas e estudadas, em virtude disto, o objetivo deste trabalho é realizar uma revisão de literatura sobre materiais para confecção de coletores solares, além de discorrer sobre energia solar e geração distribuída. O artigo em questão apresenta dados sobre materiais como o aço inoxidável, cobre e alumínio, ambos podendo ser utilizados para construção de peças de um coletor solar e nos conceitos e aplicações de geração distribuída.


Palavras-chave


Energia solar, geração distribuída, coletor solar, materiais.

Texto completo:

PDF

Referências


Associação Brasileira do Alumínio (ABA); Disponível em: . Acesso em 10 de agosto 2019.

CARVALHO, Cássio Cardoso de. Fontes heliotérmicas: um estudo sobre o funcionamento e o potencial de implementação no brasil. 2016. 55 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenheiro Eletricista, Departamento Acadêmico de Eletrotécnica, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.

DRIEMEIER, Luís Henrique. Geração distribuída. 2009. 76 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Elétrica, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.

FILHO, C.,2014. “Metodologia para Estudo de Implantação de uma Usina Heliotérmica de Receptor Central no Brasil”. UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) – Rio de Janeiro – RJ – Brasil.

IEA [International Energy Agency]. Matriz energética e elétrica. Disponível em: http://epe.gov.br/pt/abcdenergia/matriz-energetica-e-eletrica. Acesso em: 12 de agosto de 2019.

LOPEZ, Ricardo Aldabó. Energia solar para produção de eletricidade. São Paulo: Artliber, 2012. 229 p.

MACEDO NETO, Miguel Cabral de et al. APLICAÇÃO DE MATERIAIS ALTERNATIVOS PARA O USO DA ENERGIA SOLAR. Holos, [s.l.], v. 4, p.212-223, 4 ago. 2014. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). http://dx.doi.org/10.15628/holos.2014.663.

NARUTO, Denise Tieko. Vantagens e desvantagens da geração distribuída e estudo de caso de um sistema solar fotovoltaico conectado à rede elétrica. 2017. 97 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Elétrica, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.

OLIVEIRA, Álvaro Daniel de. Análise de custos entre coletores solares quanto a aspectos construtivos. 2014. 37 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialista em Eficiência Energética Aplicada Aos Processos Produtivos, Universidade Federal de Santa Maria, Novo Hamburgo, 2014.

REIS, Lineu Belico dos. Geração de energia elétrica. 2. ed. Barueri: Manole, 2011. 460 p. Revisada.




DOI: https://doi.org/10.34115/basrv4n5-011

Apontamentos

  • Não há apontamentos.