Estudo do uso de tecnologias alternativas para controle de ruído de impacto em edificações/Study on the use of alternative technologies to control impact noise in buildings

Wagner de Sousa Santos, Gustavo da Silva Vieira de Melo, Gerardo Alves Nogueira Braga Neto, Gabriel Soares Quixaba

Resumo


Este trabalho apresenta um estudo sobre o isolamento ao ruído de impacto com o uso de mantas à base de materiais regionais, materiais industrializados e borracha líquida impermeabilizante, que foi realizado no laboratório do Grupo de Vibrações e Acústica (GVA) com o auxílio de câmara reverberante em escala reduzida para a realização do ensaio em uma amostra de piso de concreto para simular o sistema de uma edificação real. Foram realizados ensaios comparando os resultados obtidos das amostras com a Norma de Desempenho, NBR 15575, sendo que foi verificado que todas as mantas atenderam o desempenho mínimo exigido para pisos entre unidades habitacionais pela norma com L’nTw (nível de pressão sonora de impacto padrão) dentro da faixa de 66 a 80 dB. Dessa forma, existe a possibilidade de mostrar a validade desta pesquisa, que tem grande importância devido à demanda por novas tecnologias de isolamento acústico para o setor da construção civil.


Palavras-chave


Pisos, Ruído de Impacto, Mantas de Látex, NBR 15575.

Texto completo:

PDF

Referências


BISTAFA, S.R, 2011. Acústica aplicada ao controle de ruído. São Paulo: Edgar Blücher, 2ª

ED.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, NBR 15575-3, 2013.

Desempenho de edificações habitacionais – Parte 3: Requisitos para os sistemas de pisos internos. Rio de Janeiro.

PEREYRON, D. Estudo de tipologias de lajes quanto ao isolamento ao ruído de impacto. Dissertação de mestrado da Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul 2008.

PEDROSO, M.A.T. Estudo comparativo entre as modernas: Composições de pisos

flutuantes quanto ao desempenho no isolamento ao de impacto. Dissertação de Mestrado da Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, 2007.

JEON, Jin Yong; JEONG, Jeong Ho; ANDO, Yoichi. Objective and subjective evaluation of floor impact noise. Journal of Temporal Design in Architecture and the Environment, v. 2, n. 1, p. 20-28, 2002.

HOPKINS, C. Airborne sound insulation of beam and block floors: direct and flanking transmission. Building Acoustics, v. 11, n. 1, p. 1–25, 2007.

BRAGA,D.S; MELO,G.S.V; GODOY,R; PEREIRA,AA; SOEIRO,N.S e SAMONECK,F. Investigation of impact noise insulation panels made of latex and regional fibers. Anais

... 22nd International Congress of Mechanical Engineering (COBEM), 2013.

INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION, 1998. ISO 140-7:

Acoustics: measurement of sound insulation in buildings and of building elements.

GERGES S. N. Y. Ruído. Fundamentos e Controle. Florianópolis: [s.n], 1992.




DOI: https://doi.org/10.34115/basrv4n4-038

Apontamentos

  • Não há apontamentos.