Desenvolvimento de uma Bancada Didática Ciclo Diesel para Ensino de Sistemas Mecânicos Automotivos/ Development of a Didactic Bench Diesel Cycle for Teaching Automotive Mechanical Systems

Alexandre Luiz Amarante Mesquita, Geanilson Brito da Silva, Waldson Melo Bezerra, Jessé Luís Padilha

Resumo


Diante do avanço tecnológico industrial em nosso cotidiano, os cursos de engenharia estão sendo cada vez mais exigidos a utilizarem com frequência aulas práticas na sua grade curricular de ensino, para vislumbrar a formação de um profissional com perfil mais próximo das exigências do mercado de trabalho. Para isso se faz necessário a contínua renovação dos laboratórios existentes na universidade, com equipamentos modernos e atuais. Este trabalho apresenta o desenvolvimento e montagem de uma bancada didática feita a partir de um veículo ciclo diesel. Isso ajudará os estudantes de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Pará, Campus de Tucuruí a compreender como um veículo diesel trabalha com um enfoque prático sobre: o motor diesel e os sistemas de freio, transmissão, arrefecimento, suspensão e direção. A bancada foi montada sobre a estrutura original do veículo (o chassi do carro) e incorporada ao Laboratório de Motores da Universidade.


Palavras-chave


Bancada didática, Motor Diesel, Sistemas auxiliares.

Texto completo:

PDF

Referências


BRUNETTI, F. Motores de Combustão Interna. Vol. 1/São Paulo: Blucher, 2013.

BRUNETTI, F.. Motores de Combustão Interna. Vol. 2/São Paulo: Blucher, 2013.

COSTA, P.G. A Bíblia do carro. /São Paulo: Copyright (C), 2002.

VARELLA, C.A.A.; SANTOS, G.S. Noções básicas de motores diesel. (1ª ed.), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, Rio de Janeiro. 2010.




DOI: https://doi.org/10.34115/basrv4n4-027

Apontamentos

  • Não há apontamentos.