Tratamento de água barrenta usando semente da moringa e sistema em fluxo/Bath water treatment using moringa seed and flowing system

Andressa Maria Tavares Camêlo, Carlos Lucas Soares Cordeiro, Lívia Paulia Dias Ribeiro

Resumo


A moringa (Moringa oleifera Lam.) é uma cultura muito importante nos países africanos, como na Etiópia, Sudão, e muitos países da Ásia e América Central. Suas raízes, folhas, frutos e sementes têm aplicação para uso industrial, medicinal e como alimento. O uso da semente é sem dúvida o mais tradicional emprego da moringa, pelo seu poder de tratamento de água, com função coagulante e antibacteriana. Existem muitos estudos desenvolvidos que avaliaram sua potencialidade. A importância da árvore faz que a chamem de “Árvore Milagrosa” ou “Árvore da Vida”. Foram desenvolvidos sistemas de tratamento em fluxos em duas dimensões: média e pequena escala. Os sistemas foram avaliados pela verificação da turbidez da água tratada. Verificou-se que a semente da moringa tem sua eficiência no tratamento de água reduzida a uma determinada época do ano. Concluiu-se que o sistema em fluxo em pequena escala tem forte probabilidade de uso quando usado um filtro com alta eficiência ou mesmo com a semente da moringa na melhor época da sua potencialidade.

 


Palavras-chave


Semente de moringa, Tratamento em fluxo, Turbidez.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL, Mistério da Saúde. Portaria nº 2.914, 12 de dezembro de 2011.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Coordenação de População e Indicadores Sociais. Pesquisa nacional de saneamento básico. Rio de Janeiro, Brasil, 2002.

LO MONACO, P. A. V., MATOS, A. T., ANDRADE, I. C. Utilização de extrato de semente de moringa como agente coagulante no tratamento de água para abastecimento e águas residuárias. Revista Ambiente & Água – Na Interdisciplinary Journal of Applied Science, 5 (3), 2010, 222 – 231.

MACEDO, Carla Fernandes. Qualidade da água em viveiros de criação de peixes com sistema de fluxo contínuo. 2004. xiv, 136 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Centro de Aquicultura, 2004. Disponível em: .

MARTYN, C. N., BARKER, D. J., OSMOND, C. , HARRIS, E. C. EDWARSON, J. A., LACEY, R. F. Geographical relation between Alzheimer`s disease and aluminum in drinking water. Lancet, 1 (8629), 1989, 59 – 62.

PATERNIANI, J. E. S., MANTOVANI, M. C., SANT`ANNA, M. R. Uso de sementes de Moringa oleífera para tratamento de águas superficiais. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, 13 (6), 2009, 765-771.

SALATI, E. Controle de qualidade de água através de sistemas de Wetlands construídos. Fundação Brasileira pelo Desenvolvimento Sustentável. São Conrado, Rio de Janeiro, 1990




DOI: https://doi.org/10.34115/basrv4n4-004

Apontamentos

  • Não há apontamentos.