Um estudo sobre os resíduos eletrônicos no município de Belém com enfoque CTS como proposta de responsabilidade e transformação socioeconômica e ambiental / A study on electronic waste in the municipality of belém with a STS focus as a proposal for responsibility and socioeconomic and environmental transformation

Eualt Oliveira Neto, Jorge Raimundo da Trindade Souza, José Alexandre da Silva Valente, Alex Lopes Valente

Resumo


o objetivo desta pesquisa é de avaliar como o estudo sobre os resíduos eletrônicos pode possibilitar a formação da cidadania e estimular a importância acerca do meio ambiente. A metodologia fundamentou-se em uma pesquisa qualitativa e estudo de campo na instituição Movimento República de Emaús, que realiza atividades sobre o assunto, direcionada para alunos em situação de vulnerabilidade, por meio da inclusão digital, onde são desenvolvidos projetos voltados para esse panorama socioeconômico e ambiental. Concluiu-se que o conhecimento sobre os resíduos eletrônicos no contexto investigado, apresenta elementos em potencial para conduzir o estudante à formação cidadã de forma crítica, porém ainda é uma questão superficial que precisa de maior prioridade na educação para destacar como instrumento de responsabilidade e transformação tanto social, quanto econômica e ambiental

Palavras-chave


educação CTS, resíduos eletrônicos, educação ambiental

Texto completo:

PDF

Referências


AULER, D. Interações entre Ciência - Tecnologia - Sociedade no Contexto da Formação de Professores de Ciências. Abordagem Temática: Natureza dos temas em Freire e no enfoque CTS. Revista: Educação em Ciência e Tecnologia, 2002.

BAZZO, W. A. Ciência, tecnologia e sociedade: e o contexto da educação tecnológica. Florianópolis: Ed. da UFSC, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: ensino fundamental: ciências naturais. Rio de Janeiro: DP&A, 1997.

FONSECA, A. B. Ciência, tecnologia e desigualdade social no Brasil: contribuições da sociologia do conhecimento para a educação em ciências. Revista: Eletrónica de Enseñanza de Las Ciências, 2007.

FOUREZ, Gerad. A construção das ciências: uma introdução à filosofia e ética das ciências. Trad. de Luiz Paulo Rouanet. São Paulo: Editora Unesp. Revista: Redalyc, 1995.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 ed. São Paulo: Altas, 2008.

JACOBI, Pedro Roberto Educação Ambiental: o desafio da construção de um pensamento crítico, complexo e reflexivo. Universidade de São Paulo. Revista de Educação e Pesquisa, São Paulo, 2005.

MORAES, J. U. P; ARAÚJO, M. S. T. O ensino de física e o enfoque CTSA: caminhos para uma educação cidadã. São Paulo: Editora: livraria da física, 2012.

MOREIRA, D. Lixo eletrônico: Consequências e possíveis soluções. Revista: Connectionline. ISSN: 1980-7341, 2007.

PINHEIRO, N. A. M.; SILVEIRA, R. M. C. F.; BAZZO, W. A. O contexto científico tecnológico e social acerca de uma abordagem crítico-reflexiva: perspectiva e enfoque. Revista Iberoamericana de Educación, n. 49, p. 1-14, mar. 2009.

PRUX, Oscar Ivan. A responsabilidade pelo reaproveitamento, reciclagem ou descarte do lixo eletrônico. Revista: American Journal of Engineering Research, 2009

SANTOS, W. L. P.; MORTIMER, E. F. Uma Análise de Pressupostos Teóricos da Abordagem C-T-S (Ciência-Tecnologia-Sociedade) no Contexto da Educação Brasileira. Revista: Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 2, n. 2, p. 1-23, 2002.

SANTOS, W. L. P; SCHNETZLER, R. P. Educação em química: compromisso com a cidadania. Revista: Redalyc, 2010.

SAUVÈ, Lucie. Educação Ambiental: Pesquisa e desafios. In: SATO, Michèle; CARVALHO, Isabel C. Moura (Orgs.). Educação Ambiental. Porto Alegre. Editora: Artmed, 2005.

VAZ, C. R; FAGUNDES, A. B.; e PINHEIRO, Nilcéia A. Maciel. O surgimento da ciência, tecnologia e sociedade (CTS) na educação: uma revisão. I Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, 2009.

VIEIRA, M. M. F. e ZOUAIN, D. M. Pesquisa qualitativa em administração: teoria e prática. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005.




DOI: https://doi.org/10.34115/basrv4n3-074

Apontamentos

  • Não há apontamentos.